Brasil

FAB manterá abertura parcial do espaço aéreo yanomami até maio

Restrição a voos começou no dia 1º de fevereiro

A restrição a voos na área começou no dia 1º de fevereiro, como parte da operação Escudo Yanomami 2023 (Fernando Frazão/Agência Brasil)

A restrição a voos na área começou no dia 1º de fevereiro, como parte da operação Escudo Yanomami 2023 (Fernando Frazão/Agência Brasil)

AB

Agência Brasil

Publicado em 13 de fevereiro de 2023 às 10h35.

O Comando Operacional Conjunto Amazônia anunciou hoje (13) a prorrogação, por mais cerca de três meses, da abertura parcial do espaço aéreo sobre as terras yanomami. A restrição a voos na área começou no dia 1º de fevereiro, como parte da operação Escudo Yanomami 2023.

Três corredores humanitários de voo foram abertos no último dia 6, com o objetivo de permitir "a saída coordenada e espontânea das pessoas não indígenas das áreas de garimpo ilegal por meio aéreo", diz nota do Comando Operacional Conjunto.

Prorrogação

A suspensão parcial do bloqueio aéreo vigoraria até hoje, mas o governo decidiu prorrogá-la até 1h da manhã (horário de Brasília) de 6 de maio.

Muitos garimpeiros estão deixando as terras indígenas voluntariamente. Além da saída por avião, que se mostra uma alternativa muito cara, há a possibilidade de deixar da região por meio de barcos que estão circulando pelos rios do território.

Acompanhe tudo sobre:FABYanomamis

Mais de Brasil

Avião cai em avenida principal de Gramado, na Serra Gaúcha, e não deixa sobreviventes

São Paulo tem 88 mil imóveis que estão sem luz desde ontem; novo temporal causa alagamentos

Planejamento, 'núcleo duro' do MDB e espaço para o PL: o que muda no novo secretariado de Nunes

Lula lamenta acidente que deixou ao menos 38 mortos em Minas Gerais: 'Governo federal à disposição'