Brasil

Exército repetirá na Maré técnicas de ocupação do Alemão

Comando Militar do Leste está analisando todos os arquivos da Força de Pacificação que atuou nos Complexos do Alemão e da Penha

Morador olha policial durante ação no Complexo de favelas da Maré, no Rio de Janeiro (Ricardo Moraes/Reuters)

Morador olha policial durante ação no Complexo de favelas da Maré, no Rio de Janeiro (Ricardo Moraes/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de março de 2014 às 18h58.

Rio - Enquanto não é publicado o decreto presidencial autorizando o emprego do Exército na Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no Complexo da Maré, zona norte do Rio de Janeiro, o Comando Militar do Leste (CML) está analisando todos os arquivos da Força de Pacificação que atuou nos Complexos do Alemão e da Penha, entre dezembro de 2010 e julho de 2012. O objetivo é repetir na ocupação da Maré, prevista para ocorrer nas próximas semanas, todas as técnicas de patrulhamento e abordagem bem avaliadas na operação anterior.

"O CML ainda não recebeu a determinação do decreto presidencial que permita o emprego da tropa em GLO na Maré. Isso é bom para nós, porque estamos aproveitando esse tempo para estudar minuciosamente todos os arquivos da 'Operação Arcanjo' (como foi denominada a pacificação dos complexos do Alemão e da Penha)", explicou nesta quarta-feira, 26, o general de brigada Ronaldo Pierre Cavalcanti Lungren, chefe do Centro de Operações do CML.

O oficial proferiu a palestra "Experiências recentes, resultados e perspectivas de emprego das Forças Armadas nas operações de GLO", da qual participaram representantes do Ministério Público Militar. A iminente ocupação da Maré foi batizada pelo Exército de "Operação São Francisco". Representantes das forças federais e estaduais continuam se reunindo diariamente na sede do CML, no Centro do Rio, a fim de detalhar como será a ocupação.

Acompanhe tudo sobre:ExércitoFavelasSegurança públicaUPPViolência urbana

Mais de Brasil

Após jovem baleada, Lewandowski quer acelerar regulamentação sobre uso da força por policiais

Governadores avaliam ir ao STF contra decreto de uso de força policial

Queda de ponte: dois corpos são encontrados no Rio Tocantins após início de buscas subaquáticas

Chuvas intensas atingem Sudeste e Centro-Norte do país nesta quinta; veja previsão do tempo