Brasil

Exames para dengue e chikungunya têm cobertura obrigatória

Além dos dois exames laboratoriais, outros procedimentos foram adicionados ao rol pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).


	Mosquitos transmissores da dengue: operadoras serão obrigadas a oferecer cobertura para o teste rápido de dengue e a sorologia para febre chikungunya
 (Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr)

Mosquitos transmissores da dengue: operadoras serão obrigadas a oferecer cobertura para o teste rápido de dengue e a sorologia para febre chikungunya (Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de janeiro de 2016 às 10h44.

A partir de hoje (2), operadoras de planos de saúde em todo o país serão obrigadas a oferecer cobertura para o teste rápido de dengue e a sorologia para febre chikungunya. Além dos dois exames laboratoriais, outros procedimentos foram adicionados ao rol pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

A entidade destacou que o diagnóstico do vírus Zika, recém-chegado ao Brasil e também transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, pode ser presumido pela exclusão da dengue e da febre chikungunya e pelo acompanhamento dos sintomas clínicos da doença.

“A ANS está alinhada ao Ministério da Saúde nas ações para prevenção e combate ao Aedes aegypti. No nosso site, a população pode obter maiores informações sobre a prevenção dessas doenças”, informou a gerente-geral de Regulação Assistencial da ANS, Raquel Lisbôa.

O rol de procedimentos da ANS consiste em uma lista de cobertura obrigatória por planos de saúde, baseada em doenças classificadas pela Organização Mundial da Saúde. O índice é revisado a cada dois anos com base em critérios técnicos para inclusão de novos tratamentos.

Acompanhe tudo sobre:ANSDengueDoençasSaúde no Brasil

Mais de Brasil

Duda Salabert pode fazer campanha para prefeitura de BH com colete à prova de balas

Eleições 2024: Quando começa a campanha eleitoral?

Barroso defende conciliação sobre marco temporal: 'Melhor que conflito'

Após vetar anúncios políticos, Google vai privilegiar informações do TSE nas buscas sobre eleição

Mais na Exame