Brasil

EXAME/IDEIA: Depois da pandemia, cariocas querem melhor saúde e educação

Pesquisa mostra quais são as prioridades que os eleitores do Rio de Janeiro querem do próximo prefeito da cidade

Leitos de UTI do hospital de campanha do Maracanã, no Rio de Janeiro, durante pandemia de coronavírus (Mauricio Bazilio/Getty Images)

Leitos de UTI do hospital de campanha do Maracanã, no Rio de Janeiro, durante pandemia de coronavírus (Mauricio Bazilio/Getty Images)

GG

Gilson Garrett Jr

Publicado em 30 de setembro de 2020 às 08h10.

Última atualização em 30 de setembro de 2020 às 12h17.

A cidade do Rio de Janeiro é uma das mais atingidas pela covid-19 no Brasil, com 102.509 casos confirmados e 10.926 mortes causadas pela doença. O risco de transmissão fez com que as aulas fossem suspensas, em março, em toda a rede pública e privada de ensino do município. E quando a pandemia de coronavírus passar, os cariocas esperam que o próximo prefeito invista mais em saúde e em educação.

Para 59% dos moradores da capital fluminense, melhorar o sistema de saúde da cidade deveria ser prioridade do gestor público municipal. O investimento em educação é a preferência para 56% dos cariocas.

Os dados fazem parte de uma pesquisa de intenção de voto no Rio de Janeiro exclusiva de EXAME/IDEIA, projeto que une Exame Research, braço de análise de investimentos da EXAME, e o IDEIA, instituto de pesquisa especializado em opinião pública. Os números passam de 100% porque os entrevistados podiam votar em mais de uma opção.

Além de educação e saúde, a recuperação da economia e do emprego precisam de um olhar mais atento, para 43% dos entrevistados. O investimento em segurança pública e combate à criminalidade foram pontuados como prioridade para 33% dos moradores do Rio de Janeiro.

(Arte/Exame)

O levantamento ouviu 800 eleitores da cidade do Rio de Janeiro entre os dias 25 e 29 de setembro e foi registrado no site do Tribunal Superior Eleitoral com a identificação RJ-07280/2020. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Paes vence todos os candidatos em 2º turno no Rio

Tudo indica que o próximo prefeito do Rio de Janeiro será Eduardo Paes (DEM). A pesquisa EXAME/IDEIA mostra que o ex-prefeito tem 26% das intenções de voto para a prefeitura do Rio de Janeiro no primeiro turno das eleições. Em segundo lugar, há três candidatos tecnicamente empatados. O atual prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), com 17%, seguido de Martha Rocha (PDT), com 12%, e Benedita da Silva (PT), com 10%.

Em um possível cenário de segundo turno, Paes vence todos os candidatos. Na disputa contra Crivella, Paes tem 39% das intenções de votos, enquanto o candidato a reeleição, 22%. Em um confronto com Benedita da Silva, a deputada federal tem 23% e Paes 44%.

A vantagem de Paes é menor em relação a Martha Rocha. O ex-prefeito aparece com 39% das intenções de voto e a deputada estadual, com 34%, o que configura empate técnico, dentro da margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusEXAME-no-InstagramRio de Janeiro

Mais de Brasil

Avião cai no centro Gramado, na Serra Gaúcha, e não deixa sobreviventes

São Paulo tem 88 mil imóveis que estão sem luz desde ontem; novo temporal causa alagamentos

Planejamento, 'núcleo duro' do MDB e espaço para o PL: o que muda no novo secretariado de Nunes

Lula lamenta acidente que deixou ao menos 38 mortos em Minas Gerais: 'Governo federal à disposição'