Brasil

Evento expõe crianças em "passarela de adoção" no MT e é alvo de críticas

Desfile com crianças e adolescentes foi criticado pela Defensoria Pública e provocou repercussão nas redes sociais

"Adoção na Passarela": ação contou com o apoio de diferentes organizações voltadas para o direito das crianças e dos adolescentes (OAB-MT/Divulgação)

"Adoção na Passarela": ação contou com o apoio de diferentes organizações voltadas para o direito das crianças e dos adolescentes (OAB-MT/Divulgação)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 23 de maio de 2019 às 09h07.

Última atualização em 23 de maio de 2019 às 09h38.

Cuiabá — Um desfile de crianças e adolescentes em passarela para adoção dentro de um shopping de Cuiabá ocorrido na segunda-feira (20) causou polêmica.

O evento foi promovido pela Comissão de Infância e Juventude (CIJ) da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso e pela Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara).

A presidente da CIJ, Tatiane de Barros Ramalho, afirmou, em nota no portal da OAB-MT, que se tratava de "uma noite para os pretendentes a adotar poderem conhecer as crianças e os adolescentes".

Segundo relatou, o evento encerraria ações da Semana da Adoção. "A população em geral poderá ter mais informações sobre adoção e os menores em si terão um dia diferenciado, em que irão se produzir, fazer cabelo, maquiagem e usar roupa para o desfile", disse a advogada.

A ação dividiu opiniões, com mais críticas do que apoio. Teobaldo Witter, do Conselho Estadual dos Direitos Humanos de Mato Grosso, disse que o evento "fere a dignidade das crianças e adolescentes".

"A impressão que fica é que elas são mercadorias." A Defensoria Pública de Mato Grosso apontou que a ação pode causar "sérios sentimentos de frustração".

Em nota nesta quarta-feira (22) a OAB-MT disse que "nunca foi o objetivo do evento apresentar as crianças e adolescentes a famílias para a concretização da adoção".

Disse ainda que a realização do evento ocorreu com autorização judicial. O Pantanal Shopping, onde o desfile ocorreu, informou que "repudia a objetificação de crianças e adolescentes".

Acompanhe tudo sobre:CriançasMato GrossoCuiabá

Mais de Brasil

Chuva forte deixa mais de 100 mil imóveis sem energia em São Paulo

Anvisa anuncia proibição de suplementos da empresa Livs Brasil

Morte do cão Orelha mobiliza protestos pelo Brasil

Defesa Civil emite alerta de chuva forte e granizo em São Paulo neste domingo