Brasil

Enem será mantido apesar de vazamento, afirma MEC

Os 2,8 mil alunos afetados pelas trocas de caderno das provas amarelas farão a prova novamente no dia 15 de dezembro

Alunos estudando: segundo a PF, vazamento na Bahia foi restrito a um estudante (Arquivo/AGÊNCIA BRASIL)

Alunos estudando: segundo a PF, vazamento na Bahia foi restrito a um estudante (Arquivo/AGÊNCIA BRASIL)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de maio de 2011 às 18h36.

O Ministério da Educação (MEC) informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que deu por encerrada a questão do vazamento parcial do tema da redação ocorrido em Juazeiro (BA) da edição 2010 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com isso, segundo o MEC, a edição deste ano será mantida.

A exceção são os cerca de 2.800 alunos prejudicados com trocas do caderno de provas amarelas. Segundo o MEC, a prova para esta parcela de estudantes deverá ocorrer às 13 horas do dia 15 de dezembro.

Vazamento

Após investigações em Juazeiro, a Polícia Federal (PF) concluiu que uma professora de Remanso (BA), que aplicou a prova no Colégio Ruy Barbosa, na mesma cidade, teve acesso ao texto que baseou a prova de redação. Ela abriu um caderno de questões destinado a deficientes visuais duas horas antes do início das provas.

Em depoimento, segundo a PF, a professora afirmou que, após folhear rapidamente o caderno, telefonou para seu marido, que passou informações sobre a redação ao filho. O jovem estava em Petrolina (PE), onde consultou professores antes de entrar no local para realizar a prova. A denúncia sobre o vazamento foi feita à polícia por um desses professores.

O MEC afirmou em nota que "o caso apurado em Juazeiro está circunscrito a um estudante, e o procedimento administrativo padrão é a eliminação do candidato no exame". A nota alega que o sigilo do tema da redação foi mantido, pois a professora vazou um dos textos de apoio (cujo tema foi "O que é o trabalho escravo"), e não o tema principal da redação ("O trabalho na construção da dignidade humana").

"Isso não ocorreu por acaso. A elaboração do tema da redação é feita de tal forma que um simples olhar sobre o caderno de questões não é suficiente para identificá-lo. É preciso uma leitura atenta e acurada", acrescentou a nota.

Acompanhe tudo sobre:EducaçãoEducação no BrasilEnemEscândalosFraudesGovernoMEC – Ministério da Educação

Mais de Brasil

Gramado suspende desfile de "Natal Luz" após acidente aéreo

Lula se solidariza com familiares de vítimas de acidente aéreo em Gramado

Quem foi Luiz Galeazzi, empresário morto em queda de avião em Gramado

Em SP, 65.000 seguem sem luz e previsão é de chuva para a tarde deste domingo