Brasil

Encontro com Marina é um momento histórico, diz Aécio

Em encontro entre Aécio e Marina, o tucano qualificou o momento de "histórico" para conseguir uma mudança qualificada no país

Marina Silva e Aécio Neves: "este é o momento mais importante da minha campanha", disse Aécio (Paulo Whitaker/Reuters)

Marina Silva e Aécio Neves: "este é o momento mais importante da minha campanha", disse Aécio (Paulo Whitaker/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de outubro de 2014 às 15h47.

São Paulo - O candidato à presidência da República pelo PSDB, Aécio Neves, recebeu pessoalmente nesta sexta-feira o apoio da ex-senadora Marina Silva, terceira colocada no primeiro turno das eleições presidenciais, o que qualificou como um "momento histórico" para conseguir "uma mudança qualificada" no país.

Em um comício realizado em São Paulo, Aécio comparou o apoio de Marina com o movimento que comandou a transição à democracia, depois do fim da ditadura que governou o país entre 1964 e 1985.

"Este é o momento mais importante da minha campanha. Deixo de ser candidato de um partido para ser representante de um grande movimento de transformação, de valores, prioridades e posturas", disse Aécio em pronunciamento diante de dirigentes políticos e a imprensa em São Paulo.

Marina afirmou que decidiu apoiar Aécio no segundo turno depois que o candidato opositor se comprometeu com vários assuntos de sua agenda política, como manter "o compromisso com a macroeconomia e as políticas sociais".

Tanto ela como o candidato tucano criticaram o que chamaram de "ataques" por parte da campanha de Dilma.

A nova aliança, apontou Aécio, "é uma oportunidade porque está em jogo a libertação" do ciclo de governo do PT.

O senador destacou a "generosidade" de Marina, ex-ministra do Meio Ambiente no primeiro governo Luiz Inácio Lula da Silva, afirmando que a ela "não fez exigências em troca do apoio para o segundo turno".

Marina elogiou Aécio por ter se comprometido em carta pública a aceitar as "propostas programáticas" exibidas por ela durante a campanha.

O compromisso de Aécio foi comparado por Marina com a "Carta ao Povo Brasileiro" assinada em 2002 por Lula na campanha que o levou ao governo.

A ex-senadora detalhou que Aécio se comprometeu a "manter, melhorar e institucionalizar as conquistas sociais", entre elas o programa Bolsa Família. De acordo com ela, as políticas sociais não devem ser vistas como "favores ou dádivas".

Acompanhe tudo sobre:aecio-nevesCelebridadesEleiçõesEleições 2014Marina SilvaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Brasil

Após sucesso de ‘Ainda Estou Aqui’, Lula cria Prêmio Eunice Paiva de Defesa da Democracia

Coalizão lança manifesto assinado por mais de 60 entidades contra decisão de Zuckerberg sobre Meta

Ministro da Defesa reforça apoio às investigações do 8/1: ‘Essa será a grande festa’