Brasil

Embaixada do Brasil é atacada em Berlim

Local foi alvo de um ataque de vândalos contrários à realização da Copa do Mundo deste ano


	Protesto contra a Copa do Mundo no Brasil em São Paulo: manifestações também chegaram na Europa, na embaixada brasileira de Berlim
 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Protesto contra a Copa do Mundo no Brasil em São Paulo: manifestações também chegaram na Europa, na embaixada brasileira de Berlim (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de maio de 2014 às 20h37.

Paris - Exatos 30 dias antes do início da Copa do Mundo de 2014, a Embaixada do Brasil na Alemanha foi alvo de um ataque de vândalos contrários à realização do evento.

Quatro homens encapuzados depredaram vidros de uma das fachadas do prédio, atirando mais de 80 pedras contra a representação brasileira na capital, Berlim.

A ação do grupo foi flagrada por câmeras de segurança de um circuito interno de TV, mas os responsáveis ainda não foram identificados.

O ataque aconteceu por volta de 1h de segunda-feira. Acionada, a polícia chegou após a fuga dos vândalos, que continuavam foragidos até a noite de ontem.

Às 11h de ontem, os supostos autores do ataque divulgaram um manifesto, em que assumem a autoria da ação.

De acordo com o serviço brasileiro da rede pública de rádio e TV Deutsche Welle, o texto foi escrito em alemão e publicado em um site de movimentos de esquerda radical.

O documento critica os gastos excessivos com o Mundial e usa o slogan dos movimentos contrários à realização da Copa do Mundo no Brasil: "Não vai ter Copa".

O ataque em Berlim acontece na mesma semana em que a revista alemã Der Spiegel publicou reportagem de dez páginas, em que adverte para o risco de caos no País em razão dos protestos que podem acontecer.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaCopa do MundoEsportesEuropaFutebolPaíses ricosPolítica no BrasilProtestosProtestos no Brasil

Mais de Brasil

Quero ser responsável pela vitória dele, diz Lula no lançamento da candidatura de Boulos em SP

Com esquerda em peso e até bolsonarista, PSD oficializa candidatura de Paes sem definir vice

Vamos colocar a periferia em primeiro lugar, diz Boulos ao oficializar candidatura ao lado de Lula

Fuad e Kassab apostam em discurso moderado e feitos da gestão para reeleição em prefeitura BH

Mais na Exame