Brasil

Em SP, Câmara retira nome de general de viaduto

O texto ainda segue para sanção do prefeito Gilberto Kassab

A proposta de mudança do nome do viaduto é de autoria do ex-prefeito José Serra, feita em 2006 (Fábio Rodrigues Pozzebom/Getty Images)

A proposta de mudança do nome do viaduto é de autoria do ex-prefeito José Serra, feita em 2006 (Fábio Rodrigues Pozzebom/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de junho de 2011 às 12h57.

São Paulo - Por 33 votos favoráveis, quatro contrários e quatro abstenções, a Câmara Municipal de São Paulo aprovou ontem, em primeira discussão, projeto do Executivo que muda o nome do Viaduto General Milton Tavares de Souza (1917-1981), na Penha, zona leste de São Paulo, para Viaduto Domingos Franciulli Netto, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) morto em 2005.

A proposta de 2006, de autoria do ex-prefeito José Serra (PSDB), deve passar por nova votação na próxima semana. Depois o texto segue para sanção do prefeito Gilberto Kassab. General linha dura do regime militar, "Miltinho", como era conhecido, comandou o Centro de Informações do Exército, perseguiu guerrilheiros no Araguaia e teria conduzido sessões de tortura na "casa da morte" de Petrópolis, no Rio.

O pedido de retirada de seu nome do viadutos sobre a Marginal do Tietê foi feito a Kassab por políticos do PCdoB, que passaram a integrar o governo a partir de fevereiro. Associações de ex-presos políticos faziam a mesma solicitação à Prefeitura desde 1995. "Hoje é dia de festa para a democracia", comemorou o vereador Jamil Murad (PCdoB).

Os quatro contrários ao projeto foram Agnaldo Timóteo (PR), Toninho Paiva (PR), Quito Formiga (PR) e Átila Russomano (PP). "Essa mudança é pura frescura. Houve excessos no regime como há até hoje", disse Timóteo. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasGilberto KassabJosé SerraLegislaçãoMetrópoles globaisPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPrefeitossao-pauloSetor de transporteTransporte e logística

Mais de Brasil

Governo Lula é aprovado por 35% e reprovado por 34%, diz pesquisa Datafolha

Ministro diz que enviou a Haddad pedido de movimentos sociais para ajuste em pacote fiscal

Prisão de Braga Netto não foi uma surpresa para ninguém, diz Múcio

YouTube remove vídeos com informações falsas sobre saúde de Lula após AGU questionar publicações