Brasil

Em SP, 350 tipos de multa poderão render 'nome sujo'

Cerca de 690 motoristas podem cair no Cadastro de Inadimplentes

Multas relativas à lei do silêncio, à conservação de calçadas e a obras irregulares serão cobradas judicialmente (Quatro Rodas)

Multas relativas à lei do silêncio, à conservação de calçadas e a obras irregulares serão cobradas judicialmente (Quatro Rodas)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de abril de 2011 às 08h24.

São Paulo - Devedores das chamadas "multas de postura" para a Prefeitura de São Paulo poderão ficar com o nome sujo a partir de maio. Além de ameaçar inscrever no Cadastro de Inadimplentes (Cadin) os 690 mil motoristas que não quitaram infrações de trânsito, o governo municipal começou a identificar outros 100 mil devedores que serão protestados em cartório.

Multas aplicadas entre 2006 e 2010, relativas à lei do silêncio, à conservação de calçadas e a obras irregulares serão cobradas judicialmente. O mesmo vai ocorrer com os devedores do comércio penalizados por falta de alvará de funcionamento - a capital paulista tem 987 mil comerciantes sem licença. São mais de 350 tipos de multas cujos devedores serão cobrados judicialmente. O secretário municipal de Finanças, Mauro Ricardo Machado Costa, afirmou ontem que a administração tem a receber R$ 1,8 bilhão referente a essas penalidades.

Só serão inscritos no Cadin os devedores que não recorreram na Justiça ou que tiveram ação contra o pagamento indeferida. "A multa de postura é sempre aplicada sobre o imóvel. O responsável pelo empreendimento não sofria qualquer tipo de restrição. Nós nem sabíamos quem era essa pessoa. Desde o início do ano, já levantamos pessoas jurídicas que nos devem R$ 300 milhões e que serão colocadas no Cadin", afirmou o secretário.

Segundo Costa, a inadimplência das multas de postura chega a 98%. "Isso porque a pessoa jurídica ou física nunca foi multada. Estamos descobrindo só agora quem são esses devedores por meio do CNPJ, no caso das empresas, e pelo CPF, no caso dos cidadãos comuns", explicou. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilDívidas pessoaisJustiçaLegislação

Mais de Brasil

Ministro da Defesa busca recursos para Forças Armadas, enquanto governo discute bloqueio de gastos

Governo cria sistema de emissão de carteira nacional da pessoa com TEA

Governo de SP usará drones para estimar número de morte de peixes após contaminação de rios

Mais na Exame