Brasil

Em Sergipe, pecuária é atividade de subsistência, indica IBGE

A atividade predomina em 60% de todo o território, mas está associada à agricultura

De acordo com o IBGE, o estudo mostra que os produtores de Sergipe introduziram modernizações tecnológicas para obter melhores resultados com o uso da terra (Exame)

De acordo com o IBGE, o estudo mostra que os produtores de Sergipe introduziram modernizações tecnológicas para obter melhores resultados com o uso da terra (Exame)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de dezembro de 2011 às 12h45.

Rio de Janeiro - O estado de Sergipe, na Região Nordeste do país, tem a pecuária como economia de subsistência. A atividade predomina em 60% de todo o território, mas está associada à agricultura, como pode ser constatado no Mapa da Cobertura e Uso da Terra do Estado do Sergipe, divulgado hoje (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O mapeamento foi elaborado com base em imagens de satélite, trabalho de campo e textos técnicos de referência e permite observar que a criação de animais de grande porte, como bovinos, é encontrada nas regiões central e oeste associada a lavouras de grãos, principalmente de milho. Já no sudeste do estado, a pecuária está associada ao plantio de frutos secos permanentes, como o coco-da-baía. Na região sul, os pastos são divididos com o cultivo de cítricos, como a laranja e o limão. No setor leste, foi observado o cultivo da cana-de-açúcar associado à exploração de petróleo.

De acordo com o IBGE, o estudo mostra que os produtores de Sergipe introduziram modernizações tecnológicas para obter melhores resultados com o uso da terra. “Os resultados deste estudo são fundamentais para o planejamento e para o acompanhamento das mudanças da cobertura e no uso da terra com vistas à gestão do território de Sergipe, considerando que ele fornece informações que podem apoiar análises de conflitos socioambientais, avaliação dos impactos sobre os recursos naturais e seus processos de transformação”, diz o comunicado do instituto.

O mapa está disponível no site do IBGE.

Acompanhe tudo sobre:AgronegócioAgropecuáriaEstatísticasIBGESergipe

Mais de Brasil

Alesp aprova proibição de celulares em escolas públicas e privadas de SP

Geração está aprendendo menos por causa do celular, diz autora do PL que proíbe aparelhos em escolas

Após cinco anos, Brasil recupera certificado de eliminação do sarampo

Bastidor: queda na popularidade pressiona Lula por reforma ministerial e “cavalo de pau do governo”