Brasil

Em meio a processo de escolha para PGR, Lula se encontra com Augusto Aras

Atual procurador-geral, que busca recondução ao cargo, terá agenda com o presidente

Augusto Aras: de acordo com auxiliares, Lula ainda não decidiu sobre o nome que comandará a PGR. (Sergio Lima/AFP/Getty Images)

Augusto Aras: de acordo com auxiliares, Lula ainda não decidiu sobre o nome que comandará a PGR. (Sergio Lima/AFP/Getty Images)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 17 de agosto de 2023 às 08h07.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, tem encontro marcado nesta quinta-feira com o procurador-geral da República, Augusto Aras. Em meio ao fim do mandato do chefe do Ministério Público, Lula está avaliando quem irá indicar para o posto — Aras busca a recondução.

De acordo com auxiliares, Lula ainda não decidiu sobre o nome que comandará a PGR e, conforme a colunista Bela Megale, o presidente não tem se mostrado simpático à ideia de reconduzi-lo para os poucos que tentaram convencê-lo a mantê-lo no posto.

— Possivelmente, vou conversar com o Aras e com outras pessoas, e eu vou sentir o que pensam. No momento certo eu indicarei — disse Lula no mês passado à TV Record.

Hoje, o nome considerado mais forte dentro do Ministério Público, assim como no entorno do presidente, é o do subprocurador-geral da República Paulo Gonet Branco. Atual vice-procurador-geral eleitoral, ele foi o autor de um parecer que ajudou a sacramentar a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Integrante do MPF há 36 anos, Gonet tem a simpatia e o apoio dos ministros do Supremo Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, de quem já foi sócio.

Além de Gonet, um nome cotado à sucessão de Aras é o do também subprocurador Antonio Carlos Bigonha, que ingressou no MPF em 1992 e chegou a presidir a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR). Visto pelos pares como um progressista, mais alinhado ao campo ideológico do PT, Bigonha tem sido recomendado ao presidente por integrantes do partido e também por políticos de outras correntes.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaAugusto ArasPGR - Procuradoria-Geral da República

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP