Brasil

Em disputa voto a voto, Barbalho e Jatene vão para 2º turno

Com 99,79% das urnas apuradas, Barbalho tem 49,9% dos votos válidos e Jatene, 48,47%

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de outubro de 2014 às 23h17.

Brasília - Os candidatos Helder Barbalho (PMDB) e Simão Jatene (PSDB) disputarão o segundo turno das eleições no Pará no dia 26 de outubro. Com 99,79% das urnas apuradas, Barbalho tem 49,9% dos votos válidos e Jatene, 48,47%.

Com uma disputa voto a voto, até com mais de 97% das urnas apuradas, não era possível saber se o candidato do PMDB venceria ou não em primeiro turno.

Os votos brancos somam 3,31% e os nulos,8,71%. A abstenção está em 21,11%.

Helder Barbalho é filho do senador Jader Barbalho (PMDB). Natural de Belém, Helder nasceu em maio de 1979. Aos 35 anos, tenta pela primeira vez a eleição para o Executivo estadual pela coligação “Todos pelo Pará”, que reúne o PMDB, PT, DEM, PR, PDT, PROS, PHS, PCdoB, PSL, PPL e PTN.

Formado em administração, começou a carreira política há 15 anos, quando se candidatou e foi eleito o vereador mais votado de Ananindeua, com mais de 4,2 mil votos.

Helder Barbalho também foi deputado estadual e, aos 25 anos, eleito o prefeito mais jovem da história do Pará. Se reelegeu em 2008, com mais de 93 mil votos.

Simão Jatene nasceu em abril de 1949, em Belém. Economista, ex-diretor musical e ex-servidor público do estado, participou da fundação do PSDB, em 1988, e foi secretário de estado de Planejamento no governo de Jader Barbalho.

É a terceira vez que Jatene se candidata ao governo do estado e, este ano, integra a maior coligação já formada no Pará “Juntos com o Povo”, que reúne 15 partidos, entre eles PSC, PSD, PP, PSB, PPS, Solidariedade (SDD) e PTB.

O primeiro governo foi em 2002, quando recebeu pouco mais de 51% dos votos em segundo turno. Depois de quatro anos de mandato, ele decidiu não disputar a reeleição. Jatene voltou a se candidatar em 2010 quando foi novamente escolhido pela maioria dos paraenses.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEleições 2014ParáPolíticaPolítica no Brasil

Mais de Brasil

Detentos fazem rebelião e incendeiam presídio em Franco da Rocha, na Grande SP

Convenções em SP começam neste sábado com indefinições

Artefatos indígenas retidos na França retornam ao Brasil

Convenções começam neste sábado com oficialização de candidaturas de Boulos, Paes e Fuad

Mais na Exame