Passageiros enfrentam filas para entrar nos ônibus no terminal Jabaquara (Bárbara Ferreira Santos/Site Exame)
Talita Abrantes
Publicado em 15 de março de 2017 às 16h58.
Última atualização em 15 de março de 2017 às 17h11.
São Paulo – 2,5 milhões de pessoas podem ter sido afetadas pela greve no transporte público nesta quarta-feira (15), segundo estimativa da prefeitura de São Paulo. Os ônibus voltaram a circular por volta das 8h da manhã - até o meio-dia, cerca de 90% da frota esperada já estava de volta às ruas. Já o Metrô está com operação parcial.
A greve dos metroviários e motoristas de ônibus de São Paulo faz parte do movimento de sindicatos e movimentos sociais contras as reformas trabalhista e da Previdência, proposta pelo governo de Michel Temer. Ao menos 25 estados e Distrito Federal são palco para atos nesta quarta.
Em São Paulo, sindicatos e movimentos sociais fazem protesto desde as 16h na Avenida Paulista, que está ocupada nos dois sentidos. Na via, o trânsito está fechado no sentido Consolação a partir do Shopping Paulista. Policiais e agentes da CET fazem cerco da área e orientam motoristas. Carros circulam apenas no sentido Paraíso.
Ônibus: Segundo informações da SP Trans, por volta das 11h35, a cidade de São Paulo já contava com 87,5% da frota programada para este horário. Alguns ônibus voltaram a circular por volta das 8h da manhã.
Devido à interdição da circulação da Av. Paulista e nas proximidades do MASP para os protestos, algumas linhas terão desvios: (Veja aqui o detalhamento dos desvios)
Metrô: As seguintes estações estão funcionando no momento:
Linha1-Azul: entre as estações Saúde e Luz - integração com as linhas 2-Verde em Ana Rosa e Paraíso, 3-Vermelha em Sé, e 4-Amarela;
Linha 2-Verde: entre as estações Alto do Ipiranga e Vila Madalena – integração com as linhas 1-Azul em Ana Rosa e Paraíso, e 4-Amarela em Consolação;
Linha 3-Vermelha: entre as estações Marechal Deodoro e Bresser/Mooca – integração com as linhas 1-Azul em Sé, 4-Amarela em República;
Linha 4-Amarela - em toda extensão
Linha 5-Lilás: em toda extensão entre Capão Redondo e Adolfo Pinheiro.
Linha 4-Amarela - normal
Linha 15-Prata: paralisada
CPTM: todas as linhas estão funcionando normalmente. As transferências para o Metrô nas estações Brás, Luz e Santo Amaro estão abertas e as demais estão fechadas.
Rodízio de veículos: está suspenso ao longo do dia