Brasil

Eduardo Leite é favorito para ganhar as prévias do PSDB, diz Eurasia

Uma das maiores consultorias de risco político do mundo avalia que o governador gaúcho tem mais chances de derrotar Bolsonaro e ir ao segundo turno

Leite e Doria disputam a preferência do PSDB. (Money Report/Reprodução)

Leite e Doria disputam a preferência do PSDB. (Money Report/Reprodução)

GG

Gilson Garrett Jr

Publicado em 23 de setembro de 2021 às 15h15.

Última atualização em 23 de setembro de 2021 às 16h07.

Um relatório da Eurasia, uma das maiores consultorias de risco político do mundo, diz que o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, é o favorito para vencer as prévias do PSDB, marcadas para novembro.

No documento, que começou a circular nesta quinta-feira, 23, e o qual EXAME teve acesso, diz que o principal adversário do gaúcho, o governador de São Paulo, João Doria, deve vencer em seu território, onde o partido tem mais filiados. Por outro lado, Leite consegue angariar mais correligionários de outros estados.

  • Invista com apoio dos assessores do maior banco de investimentos da América Latina. Abra sua conta no BTG

Tanto Doria quanto Leite estão percorrendo o Brasil para pedir votos. Durante debate no MacroDay 2021, evento do banco BTG Pactual (do mesmo grupo que controla EXAME), realizado na semana passada, o presidente do PSDB, Bruno Araújo, disse que a disputa está equilibrada e que não há favorito.

A Eurasia ainda avalia que as chances de Eduardo Leite chegar a um segundo turno dependem da imagem do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que aparece em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto, com cerca de 20%.

“Quem sair vitorioso pode ter uma vantagem na corrida por um candidato de terceira via e favorável ao mercado na eleição de 2022. Com a maioria das seções estaduais do PSDB atrás dele, Leite parece prestes a ganhar a indicação. [...] Muitos membros do partido pensam que Leite está melhor posicionado para concorrer contra o presidente Jair Bolsonaro”, diz o relatório da Eurasia.

Na avaliação feita pela consultoria de risco político, Eduardo Leite tende a ter o aval de 20 dos 27 estados, incluindo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia, Ceará e Pernambuco.

Leite tem 5% no primeiro turno

Na última pesquisa EXAME/IDEIA, o governador gaúcho aparece com 5% das intenções de voto no primeiro turno. Doria tem 8%. Considerando a margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos, eles estão tecnicamente empatados.

Em um eventual segundo turno contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador paulista tem 24% das intenções de voto, e Leite aparece com 19%.

Apesar disso, a Eurasia aponta que há uma grande possibilidade de crescimento do governador gaúcho, na medida em que mais pessoas conheçam o nome dele.

“A mídia fará ampla cobertura dos eventos relacionados às primárias do PSDB, inclusive televisionados cobertura dos debates entre Doria e Leite. Isso deve aumentar o nome nacional de Leite e poderia empurrar seus números de pesquisas nacionais para algo mais perto de 8% e 9%”, avalia a consultoria.

Também há o fato de que recentemente ele ganhou as manchetes nacionais após falar abertamente sobre a sua sexualidade. Em entrevista exclusiva à EXAME no fim de agosto, Leite disse que o Brasil está preparado para ter um presidente gay.

Acompanhe tudo sobre:Eduardo LeiteEleições 2022Jair BolsonaroJoão Doria JúniorLuiz Inácio Lula da SilvaPSDB

Mais de Brasil

Quem são as vítimas da queda de avião em Gramado?

“Estado tem o sentimento de uma dor que se prolonga”, diz governador do RS após queda de avião

Gramado suspende desfile de "Natal Luz" após acidente aéreo

Lula se solidariza com familiares de vítimas de acidente aéreo em Gramado