Brasil

É obrigatório imprimir o cartão de confirmação do Enem 2025?

Saiba se levar o cartão de confirmação é obrigatório para fazer a prova do Enem neste domingo, 9

Enem 2025: primeiro dia da prova acontece neste domingo, 9 (Divulgação)

Enem 2025: primeiro dia da prova acontece neste domingo, 9 (Divulgação)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 9 de novembro de 2025 às 11h32.

Última atualização em 9 de novembro de 2025 às 11h35.

Mais de 4,8 milhões de candidatos são esperados neste domingo, 9, para o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.

Aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a avaliação ocorre em 1.804 municípios brasileiros e será dividida em dois domingos consecutivos9 e 16 de novembro.

Neste primeiro dia, os participantes terão 5 horas e 30 minutos para responder a 45 questões e elaborar uma redação dissertativo-argumentativa. As provas abrangem as áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias — que incluem português, literatura e língua estrangeira (inglês ou espanhol) — e Ciências Humanas, com conteúdos de história, geografia, filosofia, sociologia, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação.

A redação, que vale até 1.000 pontos, deve ser escrita em até 30 linhas, com base em textos motivadores e na proposta apresentada pelo exame.

É obrigatório imprimir o cartão de confirmação do Enem 2025?

Não. A impressão não é obrigatória, mas o Inep recomenda que os candidatos levem o documento no dia da prova. O cartão contém informações sobre o local de prova, idioma escolhido (inglês ou espanhol) e atendimento especializado (se houver). Durante a aplicação, o papel deve permanecer guardado.

O que pode levar no dia da prova do Enem?

  • Documento de identificação válido, físico ou digital, original e com foto. São aceitos e-Título, CNH Digital e RG Digital, desde que apresentados nos aplicativos oficiais (capturas de tela não serão aceitas).

  • Caneta esferográfica de tinta preta: fabricada em material transparente é o único modelo permitido tanto para rascunho quanto para preencher o gabarito. É recomendável levar mais de uma unidade.

Lanches e bebidas não alcoólicas são permitidos, desde que possam ser vistoriados pelos fiscais.

Itens como lápis, borracha, réguas, corretivos, livros ou impressos não podem ser utilizados e devem ser guardados no porta-objetos fornecido.

É proibido portar armas, bebidas alcoólicas ou aparelhos eletrônicos, que devem permanecer desligados durante toda a prova.

Acompanhe tudo sobre:EnemVestibulares

Mais de Brasil

STF valida aumento de pena por crimes contra a honra de agentes públicos

Como funciona a correção da redação do Enem? Debates nas redes acendem alerta para mudança de regras

Kassab filia seis dos oito deputados estaduais do PSDB em São Paulo

Deputado apresenta projeto para proibir redes sociais a menores de 16 anos