Brasil

Dois terços dos brasileiros avaliam que Brasil está no rumo errado

A mais recente pesquisa EXAME/IDEIA revela que em todas as parcelas da população a sensação de que o país está no caminho errado supera os 60%

Posto de combustível: último aumento da gasolina puxa para baixo as avaliações de governo. (Leandro Fonseca/Exame)

Posto de combustível: último aumento da gasolina puxa para baixo as avaliações de governo. (Leandro Fonseca/Exame)

GG

Gilson Garrett Jr

Publicado em 24 de março de 2022 às 17h30.

Última atualização em 24 de março de 2022 às 17h53.

Para dois terços dos brasileiros - 66% - o país está no rumo errado. Este sentimento das pessoas é retratado na mais recente pesquisa EXAME/IDEIA, divulgada nesta quinta-feira, 24. Entre os entrevistados, 41% acham que este caminho errado é culpa do governo federal, outros 17% avaliam ser dos políticos em geral, e 14% entendem ser da população.

A sondagem ouviu 1.500 pessoas entre os dias 18 e 23 de março. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-04244/2022. A pesquisa EXAME/IDEIA é um projeto que une EXAME e o IDEIA, instituto de pesquisa especializado em opinião pública. Confira o relatório completo aqui.

Maurício Moura, fundador do IDEIA, explica que o dado dialoga com os índices econômicos ruins do país. A inflação, por exemplo, está em 10,54%, no acumulado dos últimos 12 meses até fevereiro, uma das mais altas desde a criação do Plano Real. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“É muito forte o número de pessoas que coloca a culpa do caminho errado do Brasil no governo. O dado corrobora com a importância da economia na eleição de 2022. É uma sequência de informações públicas, e da sequência de pesquisas EXAME/IDEIA, que vem mostrando o tema da economia cada vez mais sólido na cabeça das pessoas”, diz Moura.

Em todas as parcelas da população, seja por idade, religião, renda ou região onde mora, a sensação de que o país está no caminho errado supera os 60%, chegando a 72% no grupo de pessoas com mais de 60 anos, e 69% entre os moradores da região Nordeste.

A pesquisa também perguntou aos brasileiros qual o principal problema do país atualmente. Saúde e emprego foram os mais mencionados, com 20% cada. Logo depois aparece a inflação (16%), educação (13%), e fome/miséria (10%).

(Arte/Exame)

Desaprovação do presidente está em 44%

A pesquisa EXAME/IDEIA ainda mediu a avaliação do presidente Jair Bolsonaro (PL). Os brasileiros que concordam com a maneira como o presidente trabalha somam 32%. Os que desaprovam são 44%, o valor mais baixo no período de 12 meses.

Maurício Moura avalia que a economia é o grande tema motivador da avaliação de governo e que também tem relação com a eleição de 2022.

“O grande desafio da reeleição de Bolsonaro vai ser convencer pessoas que não o aprovam a aprovar. A pesquisa mostra que a economia é muito importante e a conversão só vai acontecer se o governo conseguir entregar uma melhora os indicadores”, diz.

Se o primeiro turno das eleições presidenciais fosse hoje, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria 40% dos votos, e o presidente Bolsonaro estaria em segundo lugar, com 29%. Ciro Gomes (PDT) e Sergio Moro (Podemos) teriam 9% cada.

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:EXAME/IDEIAJair Bolsonaro

Mais de Brasil

Gramado suspende desfile de "Natal Luz" após acidente aéreo

Lula se solidariza com familiares de vítimas de acidente aéreo em Gramado

Quem foi Luiz Galeazzi, empresário morto em queda de avião em Gramado

Em SP, 65.000 seguem sem luz e previsão é de chuva para a tarde deste domingo