Brasil

Dois cargos da Câmara serão definidos em 2° turno

Nenhum dos candidatos para os cargos de 1º vice-presidente e 3º secretário conseguiu maioria absoluta dos 257 votos

Câmara: a eleição está sendo comandada por Rodrigo Maia (DEM-RJ), que foi reeleito em primeiro turno para presidir a Casa no biênio de 2017-2018 (Leonardo Prado/Agência Câmara)

Câmara: a eleição está sendo comandada por Rodrigo Maia (DEM-RJ), que foi reeleito em primeiro turno para presidir a Casa no biênio de 2017-2018 (Leonardo Prado/Agência Câmara)

AB

Agência Brasil

Publicado em 2 de fevereiro de 2017 às 16h35.

Dois cargos da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados serão definidos em segundo turno, já que nenhum dos candidatos conseguiu a maioria absoluta dos 257 votos.

A disputa se concentra nos cargos de 1º vice-presidente e 3º secretário. A eleição está sendo comandada por Rodrigo Maia (DEM-RJ), que foi reeleito em primeiro turno para presidir a Casa no biênio de 2017-2018, com 293 votos.

Disputam o segundo turno na 1ª vice-presidência os deputados Osmar Serraglio (PMDB-PR) e Fabio Ramalho (PMDB-MG). Serraglio conseguiu 154 votos e Ramalho ficou com 192.

Apesar dos apelos do líder do PMDB, Baleia Rossi (SP), em torno da unidade, o candidato oficial do partido, Lúcio Veira Lima (BA), ficou em terceiro com 133 votos.

A disputa para o cargo de 3º secretário vai ser entre JHC (PSB-AL) e João Fernando Coutinho (PSB-PE). JHC conseguiu 248 votos e João Fernando Coutinho 219 votos.

Para a 2º vice-presidência foi eleito o deputado André Fufuca (PP-MA), que conquistou 283 votos contra os 166 dados ao ex-líder do partido Eduardo da Fonte (PE).

Com 406 votos, o cargo de 1º secretário ficou com Giacobo (PR-PR), que até então ocupava o cargo de 2º vice-presidente.

A 1ª secretária será ocupada pela deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO), que conquistou 416 votos. Mariana conseguiu a unidade dos tucanos após a desistência do ex-líder Carlos Sampaio (SP), que abriu mão da disputa.

Fechando os cargos titulares da Mesa Diretora, o deputado Rômulo Gouveia (PSD-PB) se elegeu para a 4ª secretaria, com 433 votos.

Para a suplência foram eleitos: Dagoberto (PDT-MS), com 402 votos; Pedro Uczai (PT-SC), com 377 votos; César Halum (PRB-TO), com 383 votos, e Carlos Manato (SD-ES), com 170 votos.

Daqui a pouco será realizada a sessão solene de reabertura dos trabalhos do Congresso Nacional, no plenário da Câmara dos Deputados. A mensagem presidencial ao Congresso será apresentada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosEleiçõesRodrigo Maia

Mais de Brasil

Indícios contra militares presos são "fortíssimos", diz Lewandowski

Câmara aprova projeto de lei que altera as regras das emendas parlamentares

PF envia ao STF pedido para anular delação de Mauro Cid por contradições

Barroso diz que golpe de Estado esteve 'mais próximo do que imaginávamos'