Brasil

Dilma veta projeto que mexe em aposentadoria compulsória

Segundo o governo, o veto integral ocorreu pela "inconstitucionalidade" do projeto de lei complementar


	A presidente Dilma Rousseff: o projeto foi aprovado pelo Senado no final de agosto deste ano e amplia em cinco anos o afastamento obrigatório
 (Ueslei Marcelino/Reuters)

A presidente Dilma Rousseff: o projeto foi aprovado pelo Senado no final de agosto deste ano e amplia em cinco anos o afastamento obrigatório (Ueslei Marcelino/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de outubro de 2015 às 08h09.

Brasília - A presidente Dilma Rousseff decidiu vetar integralmente o Projeto de Lei do Senado 274/2015, que estende para os 75 anos a aposentadoria compulsória para todo o serviço público.

De autoria do senador José Serra (PSDB-SP), o projeto foi aprovado pelo Senado no final de agosto deste ano e amplia em cinco anos o afastamento obrigatório por idade do servidor público do Executivo, Legislativo e do Judiciário, além do Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunais de Contas. Hoje, o servidor público é obrigado a se aposentar aos 70 anos.

Segundo a mensagem, publicada nesta sexta-feira, 23, no Diário Oficial da União e encaminhada ao Congresso Nacional, o veto integral ocorreu pela "inconstitucionalidade" do projeto de lei complementar.

"Por tratar da aposentadoria de servidores públicos da União, tema de iniciativa privativa do presidente da República, o projeto contraria o disposto no art. 61, parágrafo 1º, inciso II, da Constituição", sustenta a mensagem.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffPersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilAmbiente de trabalhoAposentadoria

Mais de Brasil

Defensoria Pública do DF abre procedimento para apurar saúde de Bolsonaro na prisão

Após série de ligações, Lula comemora acordo Mercosul-UE com primeiro-ministro de Portugal

Temporal em SP deixa 56 mil imóveis sem luz; Prefeitura emite alerta para zona leste

Lula nomeia Wellington Lima e Silva como novo ministro da Justiça