Brasil

DF entra em estado de atenção por causa da baixa umidade

Baixa umidade relativa do ar provoca o ressecamento das mucosas e da pele e requer da população maiores cuidados com a saúde


	Brasília: baixa umidade relativa do ar coloca Distrito Federal em estado de atenção
 (Shaun Botterill/Getty Images)

Brasília: baixa umidade relativa do ar coloca Distrito Federal em estado de atenção (Shaun Botterill/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de agosto de 2014 às 13h22.

Brasília - Nos últimos cinco dias, a umidade relativa do ar no Distrito Federal (DF) ficou entre 20% e 30%, segundo a Defesa Civil.

A baixa umidade relativa do ar provoca o ressecamento das mucosas e da pele e requer da população maiores cuidados com a saúde.

Pelos padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade do ar ideal é 60%. A OMS recomenda a declaração do estado de atenção quando os índices ficam entre 20% e 30%.

A Secretaria de Defesa Civil do DF pede atenção especial para as escolas e sugere a adoção de procedimentos como manter bebedouros, inclusive de emergência (potes e garrafas), em número acima dos já existentes, com boas condições de higiene e qualidade da água. Pede ainda que as salas de aula sejam mantidas com a máxima ventilação possível.

Aos brasilienses em geral, a Defesa Civil recomenda que evitem aglomerações, aumentem a ingestão diária de líquidos, independentemente de apresentar sede, evitar os banhos prolongados com água quente, bem como o uso excessivo de sabonete, e pingar duas gotas de soro fisiológico em cada narina, pelo menos seis vezes ao dia.

Acompanhe tudo sobre:Climadistrito-federalOMS (Organização Mundial da Saúde)

Mais de Brasil

Três pessoas morrem soterradas em Taubaté, no interior de São Paulo

Governadores do Sudeste e Sul pedem revogação de decreto de Lula que regula uso de força policial

Pacote fiscal: Lula sanciona mudanças no BPC com dois vetos

Governo de SP realiza revisão do gasto tributário com impacto de R$ 10,3 bilhões