Brasil

Desafio de candidatos é tirar último lugar do PIB de Roraima

Estimado em R4 6,9 bilhões, o Produto Interno Bruto de Roraima representa 0,2% do PIB nacional


	Desafio dos candidatos ao governo de Roraima é tirar estado da última colocação dos PIB's estaduais
 (Tiago Orihuela/Prefeitura Boa Vista/Divulgação)

Desafio dos candidatos ao governo de Roraima é tirar estado da última colocação dos PIB's estaduais (Tiago Orihuela/Prefeitura Boa Vista/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de julho de 2014 às 13h00.

Brasília - Os quatro candidatos ao governo de Roraima terão como desafio tirar o Produto Interno Bruto (PIB) do estado da última posição entre todos os estados brasileiros. Estimado em R4 6,9 bilhões, o PIB de Roraima representa 0,2% do PIB nacional. O estado, no entanto, vem crescendo nos últimos anos. Em 2009, por exemplo, registrou o terceiro maior crescimento do país, 4,6%, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Arroz, soja, madeira e couro são as bases da economia do estado, que tem população pequena. São 488.072 habitantes, distribuídos em pouco mais de 224 mil quilômetros quadrados (km²). São cerca de dois habitantes por km².

Roraima tem 299.558 eleitores aptos a votar no pleito de outubro, dos quais 10.946 são analfabetos e 29.115 têm nível superior completo. Os que completaram o ensino médio são maioria entre os eleitores: 75.592.

Na corrida pelo comando do Executivo, está o atual vice-governador Chico Rodrigues, do PSB, que pretende continuar no Palácio Senador Hélio Campos, sede do governo. Rodrigues tem 63 anos, nasceu no Recife e tem nível superior completo. Já foi deputado federal pelo estado, eleito em 2006.

Roraimense de Boa Vista, Neudo Campos, de 67 anos, concorreu ao governo do estado em 2010, mas perdeu no segundo turno para José de Anchieta, atual governador. Em 2006, elegeu-se deputado federal. Candidato do PP, Campos é engenheiro.

O PSOL tem como candidato o servidor público Hamilton. Natural de Boa Vista, Hamilton tem 67 anos e volta às urnas depois de ter tentado, sem sucesso, uma cadeira na Câmara dos Deputados na eleição de 2010. O candidato do PSOL tem curso superior completo.

A senadora Ângela Portela, de 52 anos, é a candidata do PT à sucessão de José Anchieta. Ângela saiu vitoriosa nas últimas eleições: em 2006, conseguiu o mandato de deputada federal e, em 2010, o de senadora. Nascida em Coreaú, no Ceará, a senadora tem nível superior completo.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEleições 2014GovernadoresIndicadores econômicosPIBPolítica no BrasilRoraima

Mais de Brasil

Quem é o pastor indígena que foi preso na fronteira com a Argentina

Oito pontos para entender a decisão de Dino que suspendeu R$ 4,2 bilhões em emendas de comissão

Ministro dos Transportes vistoria local em que ponte desabou na divisa entre Tocantins e Maranhão

Agência do Banco do Brasil é alvo de assalto com reféns na grande SP