Brasil

Deputados federais defendem “cura” para gays no Brasil

Em audiência pública, os pastores Eurico e Marco Feliciano criticaram a ausência de expositores favoráveis a terapias de “tratamento da homossexualidade”

Bandeira do movimento gay (Pedro Armestre/AFP)

Bandeira do movimento gay (Pedro Armestre/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de novembro de 2012 às 14h38.

São Paulo – A Comissão de Seguridade Social e Família promoveu uma audiência pública para debater a resolução do Conselho Federal de Psicologia que proíbe os profissionais da área de oferecerem tratamentos para “curar” homossexuais. A norma é de 1999, mas ainda causa polêmica entre setores religiosos de psicólogos e deputados.

A polêmica foi retomada na Câmara dos Deputados, onde tramita um projeto do deputado João Campos (PSDB-GO) que defende o fim da resolução – e agora a questão vem sendo debatida em audiências públicas. Os deputados Pastor Eurico (PSB-PE) e Pastor Marco Feliciano (PSC-SP) criticaram a ausência de pessoas favoráveis aos tratamentos no debate que ocorreu ontem.

De acordo com informações da Agência Câmara de Notícias, o debate foi resposta à outra reunião na qual foi dado espaço às pessoas que acreditam em uma “cura” para homossexualidade.

Segundo a assessoria do deputado Pastor Eurico, o parlamentar não é a favor de "tratamento compulsório", mas acredita que os gays que buscarem tratamento “de forma voluntária” devem ter o direito de recebê-lo.

Os deputados não se consideram homofóbicos e defendem que, mesmo que a Organização Mundial de Saúde (OMS) não considere homossexualidade uma doença, ela ainda pode ser tratada. “Não é que nem negro que nasce negro e não tem como mudar. ‘Homossexualismo’ pode ser mudado”, disse o pastor Feliciano.

Recentemente, o estado da Califórnia se tornou o primeiro dos Estados Unidos a abolir a aplicação de terapias de “conversão” de homossexuais. No Brasil, a norma do Conselho Federal de Psicologia já está em vigor há mais de dez anos.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCâmara dos DeputadosDados de BrasilGaysLGBTPolítica no BrasilPreconceitos

Mais de Brasil

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU