Brasil

Defesa Civil emite alerta severo de chuva forte e granizo em SP nesta terça

O órgão também recomendou atenção com ventania e raios; temporal também atinge municípios vizinhos

 (Fabio Vieira/FotoRua/NurPhoto/Getty Images)

(Fabio Vieira/FotoRua/NurPhoto/Getty Images)

Publicado em 17 de fevereiro de 2026 às 17h10.

Última atualização em 17 de fevereiro de 2026 às 17h10.

Tudo sobreChuvas
Saiba mais

A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta severo de temporal para a tarde desta terça-feira, 17 de fevereiro.

Segundo o comunicado, a chuva forte está na Zona Oeste da capital e se descolando para a Zona Sul, Norte e Centro. Municípios vizinhos também são atingidos pelo temporal.

O órgão também recomendou atenção com ventos fortes, raios e granizo.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE), entre o fim da tarde e durante a noite, a combinação do calor com a entrada da brisa marítima facilita a formação de áreas de instabilidade que provocam chuva.

"Há previsão de chuva de intensidade moderada a forte, acompanhada de descargas elétricas e rajadas de vento. Há potencial para formação de alagamentos e transbordamento de pequenos rios e córregos", informa o CGE.

Quais são os bairros mais atingidos?

Há registro de precipitação intensa em Perus, Pirituba/Jaraguá, Freguesia do Ó, Casa Verde, Lapa, Butantã, Pinheiros, Santana/Tucuruvi, Jaçanã/Tremembé e Mandaqui, diz o CGE.

Até as 17h, havia zero pontos de alagamento ativos na capital.

Queda de energia

Segundo o Mapa da Energia da Enel, dos cerca de 8 milhões clientes da concessionária em São Paulo, apenas 13.215 estavam sem luz no final desta tarde, o que equivale a 0,15% do total.

A região mais afetada é a capital paulista, com 11.539 imóveis sem energia. Na sequência, aparecem os municípios de Embu (478) e Cotia (440).

Previsão para os próximos dias

Na quarta-feira, 18, a manhã começa abafada, com muitas nuvens e aberturas de sol. Entre o meio da tarde e a noite, a propagação de uma fraca frente fria ao largo do litoral paulista estimula a formação de áreas de instabilidade e provoca chuva em forma de pancadas com intensidade moderada a forte. Há potencial para alagamentos e rajadas de vento. A mínima prevista é de 20°C e a máxima, de 29°C.

Na quinta-feira, 19, o sol aparece entre muitas nuvens pela manhã, com sensação de tempo abafado. À tarde, o vento passa a soprar do quadrante sul e ocorrem pancadas rápidas e isoladas de chuva, o que reduz a sensação de calor. A temperatura máxima chega a 28°C no início da tarde, e a mínima é de 20°C no fim da noite.

Acompanhe tudo sobre:ChuvasSão Paulo capitalMeteorologia

Mais de Brasil

Investigação aponta quatro servidores da Receita que vazaram dados do STF

Receita diz que não 'tolera desvios' após operação da PF sobre possíveis vazamentos de dados

Desfile de Carnaval no Rio: Anac notifica Portela por drone na Sapucaí

Bolsonaro teve tontura durante caminhada e está bem, diz Michelle