-
1. Cazuza
zoom_out_map
1/7 (Divulgação/STF)
“Senhor procurador, 'sua piscina está cheia de ratos, suas ideias não correspondem aos fatos'”. Luís Maximiliano Leal Telesca Mota, advogado de Anita Leocádia, ex-assessora do então deputado Paulo Rocha, trouxe mais cultura nacional contemporânea para o julgamento e encerrou sua fala com um trecho da música O tempo não para, de Cazuza.
-
2. Carlos Drummond de Andrade
zoom_out_map
2/7 (Divulgação/STF)
“Da garrafa estilhaçada no ladrilho já sereno escorre uma coisa espessa que é leite, sangue... não sei. Por entre objetos confusos, mal redimidos da noite, duas cores se procuram, suavemente se tocam, amorosamente se enlaçam, formando um terceiro tom a que chamamos aurora”. Marcelo Leal. Nem Carlos Drummond de Andrade escapou das referências dos advogados. Marcelo Leal usou o belo poema “Morte do Leiteiro” na defesa do deputado cassado Pedro Corrêa. O advogado disse que a aurora vem com o leite o sangue, e compara com a decisão, dizendo que ela terá de vir com a lei e o fato.
-
3. Chico Buarque
zoom_out_map
3/7 (Divulgação/STF/Reuters)
“Dormia a nossa pátria mãe tão distraída, sem perceber que era subtraída em tenebrosas transações”. Roberto Gurgel, procurador-geral da República, também não resistiu ao lirismo e citou a música ‘Vai Passar’, de Chico Buarque, para explicar o Mensalão.
-
4. Camões
zoom_out_map
4/7 (Agência Brasil)
“Sete anos de pastor Jacob servia. Labão, pai de Raquel, serrana bela; Mas não servia ao pai, servia a ela”. João dos Santos Gomes Filho, advogado do ex-deputado petista Paulo Rocha. Camões emprestou da Bíblia e escreveu Sete anos de pastor. João dos Santos emprestou de Camões e adicionou: “Não represento Raquel, mas Paulo Rocha”.
-
5. Chico Buarque (o retorno)
zoom_out_map
5/7 (Agência Brasil)
“Você que inventou esse estado, inventou de inventar toda escuridão. Você que inventou o pecado, esqueceu-se de inventar o perdão. Apesar de você, amanhã há de ser outro dia”. Leonardo Yarochewsky, advogado de Simone Vasconcelos, ex-diretora financeira de uma das agências de Marcos Valério. Chico Buarque foi um dos mais citados e a canção “Apesar de Você” não poderia faltar na coleção.
-
6. Padre Antônio Vieira
zoom_out_map
6/7 (Agência Brasil)
"Vede um homem desses que andam perseguidos de pleitos ou acusados de crimes, e olhai quantos o estão comendo. Come-o o meirinho, come-o o carcereiro, come-o o escrivão, come-o o solicitador, come-o o advogado, come-o a testemunha, come-o o julgador, e ainda não está sentenciado e já está comido". Pierpaolo Bottini, advogado do ex-deputado Professor Luizinho (PT-SP), se empolga e encerra sua argumentação citando um sermão do Padre Antônio Vieira.
-
7. Agora, veja as frases memoráveis do Mensalão
zoom_out_map
7/7 (Montagem/EXAME.com)