Custo da construção civil em SP sobe 0,28% em janeiro
Custos com a mão de obra na construção subiram 0,40% em janeiro, principalmente em função do reajuste nas tarifas de transporte público
Da Redação
Publicado em 2 de fevereiro de 2011 às 11h00.
São Paulo - O Custo Unitário Básico (CUB) da construção civil no Estado de São Paulo apresentou alta de 0,28% em janeiro ante dezembro, atingindo R$ 904,75 por metro quadrado. O dado é de pesquisa realizada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
De acordo com a pesquisa, os custos com a mão de obra na construção subiram 0,40% em janeiro, principalmente em função do reajuste nas tarifas de transporte público. No mesmo período, o custo das construtoras com os materiais registraram alta de 0 14%, enquanto os salários de engenheiros e arquitetos permaneceram estáveis.
No mês passado, apenas dois dos 41 insumos da construção pesquisados registraram aumento acima do IGP-M no período. O custo do tubo de cobre subiu 0,99% e o tubo de PVC rígido para água aumentou 0,91%, frente uma inflação de 0,79%.
Todos os demais insumos da construção pesquisados para o CUB registraram altas de preços inferiores à variação do IGP-M, com destaque para brita 2 (+0,68%), porta lisa para pintura (+0,67%) e emulsão asfáltica para impermeabilização (+0,67%).