Brasil

Congresso analisa vetos presidenciais que trancam a pauta

Além disso, há 14 projetos de lei e um projeto de resolução que precisam ser analisados

Congresso: sessão estava prevista para ocorrer na semana passada (Antonio Scorza/Getty Images)

Congresso: sessão estava prevista para ocorrer na semana passada (Antonio Scorza/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 8 de novembro de 2017 às 21h44.

Última atualização em 8 de novembro de 2017 às 21h45.

Brasília - Deputados e senadores realizam, na noite desta quarta-feira, 8, sessão do Congresso Nacional para análise de vetos presidenciais que trancam a pauta. Além disso, há 14 projetos de lei e um projeto de resolução que precisam ser analisados.

Inicialmente, a sessão do Congresso estava prevista para ocorrer na semana passada, porém o vice-presidente da Câmara, Fábio Ramalho (PMDB-MG), impediu o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), de conduzir os trabalhos na última quarta-feira.

"Eu vou pedir ao presidente Eunício. A hora que tiver aqui 40 senadores, aí eu passo a Casa pra ele", respondeu Ramalho, no microfone, após o pedido de Oliveira para iniciar a sessão do Congresso. Nesta quarta, Ramalho disse que "já fez as pazes" com Oliveira. "Eu até trouxe um queijo para ele", contou, aos risos. Em seguida, ele entregou o presente para o presidente do Congresso no plenário.

Hoje, mais uma vez, os senadores não contribuíram para o quórum da primeira votação. Oliveira, então, inverteu a ordem da pauta para iniciar os trabalhos pelos deputados, que estão em fase de discussão. Alguns dos vetos que constam na pauta são relativos à reforma política.

O presidente Michel Temer rejeitou, por exemplo, o limite de 10% do rendimento do contribuinte em doações eleitorais. Outro trecho vetado foi a regra que obrigaria provedores de aplicativos e redes sociais a retirar da internet, em 24 horas e mesmo sem ordem judicial, qualquer publicação denunciada como falsa ou por incitação ao ódio contra partido ou coligação.

Acompanhe tudo sobre:CongressoGoverno

Mais de Brasil

A greve de ônibus acabou? Transporte volta ao normal em São Paulo nesta quarta

Não temos planos de PDV no curto prazo, diz CEO da Copasa

Câmara aprova PL da dosimetria que pode beneficiar Bolsonaro

Rodízio de veículos em São Paulo será suspenso no fim do ano; veja datas