Brasil

Congresso adia votação do Orçamento 2018 para o dia 19

Nos bastidores, parlamentares afirmam que esta é uma estratégia para tentar aumentar o quórum da Câmara para a reforma da Previdência

Eunício Oliveira: senador adiou a votação do Orçamento para a próxima semana (Wilson Dias/Agência Brasil/Agência Brasil)

Eunício Oliveira: senador adiou a votação do Orçamento para a próxima semana (Wilson Dias/Agência Brasil/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 11 de dezembro de 2017 às 12h49.

Brasília - O presidente do Congresso, Eunício Oliveira (PMDB-CE), afirmou ao Broadcast Político (serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado) que a votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2018 no plenário deve ser adiada para o próximo dia 19, uma terça-feira.

A previsão é que a votação da reforma da Previdência ocorra no mesmo dia. A sessão do Congresso da terça-feira, 12, está mantida apenas para apreciação de vetos presidenciais que trancam a pauta.

Nos bastidores, parlamentares afirmam que esta é uma estratégia para tentar aumentar o quórum da Câmara para apreciação da proposta que altera as regras do sistema previdenciário na semana que vem. Normalmente, os parlamentares voltam para os seus Estados logo após a apreciação do Orçamento.

Oficialmente, a Secretaria-Geral da Mesa justifica que a mudança ocorreu porque não a Comissão Mista de Orçamento (CMO) não conseguirá aprovar o Orçamento até a terça, o que deve adiar a deliberação para a próxima quinta, 14.

O governo vai tentar iniciar as discussões sobre a reforma da Previdência no plenário da Câmara a partir de quinta-feira.

O objetivo é garantir que o texto esteja pronto para ser votado a partir de segunda-feira, 18. Este tipo de projeto precisa ter quórum alto, pois são necessários pelo menos 308 votos para a matéria ser aprovada.

Acompanhe tudo sobre:CongressoOrçamento federalReforma da Previdência

Mais de Brasil

Novo oficializa candidatura de Marina Helena à prefeitura de SP com coronel da PM como vice

Estudo da Nasa aponta que Brasil pode ficar 'inabitável' em 50 anos; entenda

Temperatura acima de 30°C para 13 capitais e alerta de chuva para 4 estados; veja previsão

Discreta, Lu Alckmin descarta ser vice de Tabata: 'Nunca serei candidata'

Mais na Exame