Brasil

CNH sem autoescola: saiba como será o processo para emitir a habilitação

Contran aprovou medida que permite obter o documento de condução sem precisar passar por uma autoescola

Giovanna Bronze
Giovanna Bronze

Colaboradora

Publicado em 1 de dezembro de 2025 às 19h43.

Última atualização em 2 de dezembro de 2025 às 09h57.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou a medida que permite obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sem a obrigatoriedade de ter aula em autoescola. A resolução, aceita por unanimidade, permite que o estudo teórico seja feito de forma online e que a parte prática possa ser realizada de outras formas.

Agora, com a medida aprovada nesta segunda-feira, 1, os candidatos não precisaram passar por uma autoescola ou Centros de Formação de Condutores (CFC), podendo realizar o estudo teórico online e ter a parte prática com um profissional autônomo, por exemplo, desde que esteja cadastrado em um Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

A resolução também fez com que a parte prática fosse reduzida de 20 horas-aula para 2 horas, diminuindo a carga horária total do processo de obtenção da CNH.

O objetivo da medida é baratear os custos da habilitação, De acordo com informações da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), os custos com o processo podem chegar a R$ 5 mil.

Saiba, abaixo, como obter a nova CNH

Como tirar a CNH sem autoescola?

A abertura do processo poderá ser feita pelo site do Ministério dos Transportes ou pela Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Para tirar a nova CNH, é necessário ter pelo menos 18 anos, saber ler e escrever, possuir um documento de identidade e um CPF.

Caso o candidato esteja apto, ele pode realizar a abertura do processo diretamente pelo site do Ministério dos Transportes ou pela Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Com a disponibilização do conteúdo teórico de forma online, o candidato poderá estudar sem frequentar uma autoescola ou um CFC.

Já a parte prática, que é possível ser realizada em uma autoescola, também pode ser feita com um profissional autônomo cadastrado no Detran - o que elimina a obrigatoriedade, também, de realizar a prática em uma autoescola.

Provas são necessárias para tirar a CNH?

Mesmo com as mudanças no processo para obter a habilitação, as provas seguem necessárias para quem quiser tirar a CNH.

No comunicado divulgado pela gestão petista, as provas teórica e prática continuarão sendo exigidas. Segundo o ministro Renan Filho, são as provas que "garantem que alguém esteja apto a dirigir", e não as aulas.

Quanto vai custar a CNH com a medida aprovada?

Segundo o Governo Federal, o custo total para obter a CNH poderá ser reduzido em 80% com a disponibilização do conteúdo teórico de forma online e gratuita e com a redução da carga horária mínima das aulas práticas, agora em 2 horas-aula.

Quando será possível tirar a CNH sem autoescola?

Apesar da medida ter sido aprovada nesta segunda-feira pelo Contran, as mudanças para obter a CNH só passarão a valer quando a resolução for publicada no Diário Oficial da União.

Acompanhe tudo sobre:Carteira de habilitação (CNH)Ministério dos Transportes

Mais de Brasil

Brasil mantém segunda pior nota da história no Índice de Percepção da Corrupção

Novos ônibus elétricos têm sensores para evitar atropelamento de pedestre

Vai chover hoje? Veja a previsão do tempo nos estados do Brasil

Tempestade causa novos deslizamentos em São Sebastião e interdição em rodovia