Brasil

Cinco candidatos disputam o governo do Rio Grande do Norte

Com 3.373.960 habitantes, o estado tem o melhor Índice de Desenvolvimento Humano e a maior renda per capita do Nordeste


	Vista aérea da cidade de Natal, no Rio Grande do Norte: estado tem 2.327.452 eleitores
 (REUTERS/Sergio Moraes)

Vista aérea da cidade de Natal, no Rio Grande do Norte: estado tem 2.327.452 eleitores (REUTERS/Sergio Moraes)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de julho de 2014 às 12h53.

Brasília - Cinco candidatos estão na disputa pelo governo do Rio Grande do Norte. Eles disputam os votos de 2.327.452 eleitores, espalhados nos 167 municípios do estado.

Com 3.373.960 habitantes, o estado tem o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e a maior renda per capita da Região Nordeste.

A expectativa de vida é 74 anos, maior que a média nacional que é 73,8 anos, segundo dados do governo estadual e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O estado é o maior responsável pela produção de sal do Brasil (95%).

O turismo também tem uma grande importância para a economia, com diversos pontos e polos turísticos, como o maior cajueiro do mundo no município de Parnamirim, sítios arqueológicos, belezas naturais e, também, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno.

A economia também se destaca com a agropecuária, que tem na fruticultura irrigada um importante papel, onde o melão é o principal produto de exportação.

O Rio Grande do Norte tem um dos polos agroindustriais mais importantes do Nordeste, com um moderno parque têxtil. A indústria extrativa mineral se destaca na produção de petróleo, gás natural, sal marinho e lâmpadas.

Um dos cinco candidatos ao governo estadual é o atual presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB). Ele conseguiu fazer uma aliança com 17 partidos. Henrique Alves é advogado, tem 65 anos e está em seu décimo primeiro mandato de deputado federal, sendo o parlamentar com o maior número de mandatos consecutivos. Ele tem como candidato a vice-governador o também deputado federal João Maia (PR).

Disputa o governo pelo PSL, o advogado Araken (Araken Barbosa de Farias Filho), de 51 anos. Foi coordenador do Procon do estado e já concorreu a vereador. Ele tem como companheiro de chapa o aposentado Paulo Roberto, de 60 anos.

Outro candidato ao Executivo estadual é o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Robério Paulino, de 57 anos. Ele disputa a eleição pelo PSOL e tem como companheiro de chapa o também professor universitário Ronaldo Garcia. Em 2012, Paulino concorreu a prefeito de Natal.

Representando o PSTU, está a enfermeira Simone Dutra, de 48 anos. Natural de Campina Grande, a companheira de chapa é a professora de ensino médio, Socorro, de 49 anos.

Pelo PSD, e com apoio de oito partidos, quem disputa a chefia do Executivo é o atual vice-governador, o advogado Robinson Faria, de 55 anos. Em 1986, foi eleito deputado estadual. Já foi presidente da Assembleia Legislativa por duas vezes. É pai do deputado federal Fábio Faria.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEleições 2014GovernadoresIDHPolítica no BrasilRegião NordesteRio Grande do Norte

Mais de Brasil

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP

Governos preparam contratos de PPPs para enfrentar eventos climáticos extremos

Há espaço na política para uma mulher de voz mansa e que leva as coisas a sério, diz Tabata Amaral

Quais são os impactos políticos e jurídicos que o PL pode sofrer após indiciamento de Valdemar