Chuva sobre São Paulo: precipitação é resultado de áreas de instabilidade procedentes do interior do estado, gerando pancadas de chuva (Paulo Pinto/Fotos Públicas)
Da Redação
Publicado em 3 de novembro de 2015 às 13h51.
Os três primeiros dias de novembro acumulam 73,1 milímetros de chuva na cidade de São Paulo, o equivalente a 56,4% do esperado para todo o mês, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura paulista.
Ontem (2), a cidade registrou o maior índice pluviométrico para um período de 24 horas em um mês de novembro, segundo o CGE. O volume de chuva registrado foi 39,6 milímetros na capital.
Essa precipitação é resultado de áreas de instabilidade procedentes do interior do estado, gerando pancadas de chuva. Contribuiu também um sistema de baixa pressão atmosférica, associado ao avanço de uma frente fria pelo oceano.
A série histórica do CGE mostra que no mês de novembro costuma chover, em média, 16 dias. A previsão para esta semana é de mais chuva até sábado (7). A convergência de umidade procedente do Centro-Norte do país intensifica as áreas de instabilidade sobre a região.
A expectativa é que a chuva chegue aos mananciais que abastecem São Paulo. Amanhã (4), a instabilidade continua em todo o estado. A mínima esperada é 19º C e a máxima, 24ºC. Os índices de umidade oscilam entre 75% e 93%.
Na quinta-feira (5), a madrugada começa chuvosa, com precipitação fraca a moderada no restante do dia. O CGE estará alerta para a formação de alagamentos, para o alto risco de deslizamentos de terra e para transbordamentos de pequenos córregos.