Brasil

Chuva continua no Rio Grande do Sul? Frio chega a SP no fim de semana; veja previsão

Precipitação deve ficar concentrada no sul do estado gaúcho e chega na capital paulista no fim de semana

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 23 de maio de 2024 às 10h35.

A chuva voltou a atingir o Rio Grande do Sul (RS). Segundo o Climatempo, as precipitações ficaram restritas ao sul gaúcho, em áreas do litoral e próximas da fronteira com o Uruguai. Ainda há muita umidade sobre o estado. "A população gaúcha vai enfrentar mais chuva e muito frio nos próximos dias", prevê. Na cidade de São Paulo, há previsão para chuva e frio a partir do fim de semana.

Até o momento, as fortes chuvas que atingem o estado desde o fim de abril já deixaram 163 pessoas mortas. Ainda há 72 pessoas desaparecidas. Ao menos 2,3 milhões de pessoas foram afetadas. Conforme o último boletim emitido pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul na manhã de quarta-feira, 23, 82.666 pessoas e 12.440 animais foram resgatados em meio ao maior desastre climático da história do estado.

Rio Grande do Sul

De acordo com a Climatempo, uma frente fria se afasta no mar na costa gaúcha nesta quinta-feira, 23, mas uma baixa pressão atmosférica passa sobre o Rio Grande do Sul no decorrer do dia, indo para o litoral gaúcho até a noite.

A Defesa Civil do estado gaúcho alerta para o tempo severo. "Há risco de temporais, com raios e queda de granizo. A chuva pode cair forte em todas as regiões gaúchas nesta quinta-feira", afirmou.

No sul gaúcho, próximo do Uruguai, as temperaturas sofrem um declínio acentuado no decorrer da noite, conforme a empresa de meteorologia.

Entre a madrugada de quarta, 22, e a madrugada desta quinta-feira, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) registrou 81,2 mm em Arroio Grande, 67,6 mm em Rosário do Sul, 66,6 mm em Canguçu, 64,4 mm em Pelotas/Capão do Leão e 63,6 mm em São Lourenço do Sul. Segundo a empresa de meteorologia, na região de Pelotas, a chuva veio acompanhada de queda de granizo na noite anterior.

Para o fim de semana, a expectativa ainda é de muito frio no Rio Grande do Sul, mesmo com a presença do sol. "Não tem previsão de chuva. Há condições para formação de geada no amanhecer do sábado, 25, no centro, sudoeste gaúcho e na campanha. No domingo 26, a geada deve se formar no sudoeste e oeste, serra e planalto", disse a Climatempo.

Veja a previsão para Porto Alegre, segundo a Meteoblue

Quinta-feira: entre 11ºC e 22ºC;

Sexta-feira: entre 14ºC e 23ºC;

Sábado: entre 14ºC e 19ºC;

Domingo: entre 15ºC e 19ºC.

Como fica o tempo em São Paulo?

A capital paulista amanheceu com muitas nuvens e formação de névoa úmida nesta quinta-feira. "O ar seco ganha força, o que vai garantir o predomínio de sol, temperatura em elevação e baixos índices de umidade até a sexta-feira, 24. O tempo muda no sábado com a chegada de uma frente fria que vai provocar chuva e queda de temperatura", afirma o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo.

Na sexta-feira, o sol brilha forte e há possibilidade de rápida elevação da temperatura. No dia, podem ocorrer eventuais rajadas de vento com até 40 Km/h. "Entre o fim da tarde e a noite, a aproximação de uma frente fria favorece o aumento de nuvens, entretanto, não há expectativa de chuva", estima o órgão municipal.

A Meteoblue acrescenta que a expectativa de chuva está prevista para sábado, com maior precipitação entre domingo e segunda-feira, 27. Também há previsão de frio a partir de sábado. A temperatura máxima deve ficar em torno de 20ºC até a quarta-feira que vem, 29.

Veja a previsão para São Paulo, segundo a Meteoblue

Quinta-feira: entre 15ºC e 26ºC;

Sexta-feira: entre 17ºC e 28ºC;

Sábado: entre 16ºC e 20ºC;

Domingo: entre 15ºC e 16ºC.

Acompanhe tudo sobre:Rio Grande do SulEstado de São Paulo

Mais de Brasil

Cidade do Maranhão decreta calamidade pública por conta de voçorocas

Criminosos de fuzis atacam delegacia em Duque de Caxias após prisão de chefe do tráfico

No Planalto, clima é de desânimo após resultado do Datafolha; 8 pontos explicam reprovação recorde

Avião de pequeno porte cai e mata duas pessoas no interior de São Paulo