Uma visão aérea mostra a instalação do teto no estádio do Maracanã, que está sob renovação para a copa do mundo de 2014, no Rio de Janeiro (Ricardo Moraes/Reuters)
Da Redação
Publicado em 6 de março de 2013 às 11h46.
Rio de Janeiro - A chuva forte que atingiu o Rio de Janeiro na noite de terça-feira alagou o estádio do Maracanã e seus entornos e provocou o cancelamento da última visita de inspeção operacional da Fifa ao estádio antes da Copa das Confederações, que aconteceria nesta quarta-feira.
O Maracanã, palco da final da competição que acontece de 15 a 30 de junho, está com as obras atrasadas e foi novamente citado pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, que está no Brasil esta semana, como a maior preocupação da entidade no momento.
O prazo inicial de conclusão das obras era dezembro de 2012. Após seguidos adiamentos, a entrega do estádio está prevista agora para maio, apenas semanas antes do início da competição preparatória para o Mundial de 2014.
Imagens aéreas de TV mostraram o local onde será o futuro campo do estádio totalmente alagado, assim como bastante lama no entorno. Operários trabalhavam na recém-instalada lona de cobertura para tentar remover o acúmulo de água.
Na noite de terça-feira, a chuva alagou a região da praça da Bandeira, um dos principais acesso ao estádio, além de várias outras áreas da cidade.
"Informamos que, em razão das fortes chuvas que atingiram a cidade do Rio de Janeiro na noite de terça-feira, a visita operacional das equipes da FIFA e do COL ao Maracanã foi cancelada", informou o comitê organizador local da Copa de 2014 (COL), em nota.
"A delegação segue nesta quinta-feira para Recife, onde inicia o tour pelos demais estádios da Copa das Confederações da Fifa." A visita operacional, que não trata de avaliação das obras, não tem ligação com a visita de Valcke ao Brasil esta semana. O dirigente, que esteve na terça-feira em Recife e nesta quarta visita Belo Horizonte, estará na quinta no Rio, onde deve ir ao Maracanã.
Valcke disse em Recife que o Rio de Janeiro é a cidade "que mais preocupa a Fifa".
"A data de entrega é muito importante para testar (os estádios) antes de iniciar. Maio é tarde, e isso pode ser muito prejudicial para a Fifa, para a Copa do Mundo e para o Brasil", afirmou.
No dia 2 de junho, o Brasil vai enfrentar em amistoso a seleção da Inglaterra, em jogo que marcará a reabertura do estádio depois de pesadas obras de remodelagem que começaram em 2010. A obra está orçada em cerca de 900 milhões de reais.
De acordo com dados do governo estadual, 87 por cento da obra foi concluída e o estádio estará pronto em abril.