Brasil

Celso de Mello pede parecer da PGR sobre pedido de impeachment de Heleno

Pedido se refere à fala do ministro que disse que solicitação para apreender celular de Bolsonaro teria "consequências imprevisíveis"

Augusto Heleno: ministro disse que apreensão de celular de Bolsonaro teria "consequências imprevisíveis" (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Augusto Heleno: ministro disse que apreensão de celular de Bolsonaro teria "consequências imprevisíveis" (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de maio de 2020 às 20h46.

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu nesta quinta-feira manifestação do procurador-geral da República, Augusto Aras, sobre pedidos de impeachment do ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, por crime de responsabilidade e de enquadramento na Lei de Segurança Nacional, apresentados por deputados petistas e pelo PDT.

Veja também: “Ninguém está pensando em intervenção militar”, diz Augusto Heleno

Os pedidos referem-se à nota, divulgada na semana passada, em que Heleno classificou de inconcebível o pedido de apreensão do celular do presidente Jair Bolsonaro em notícia-crime no inquérito que analisa a suposta interferência do presidente na Polícia Federal. Heleno afirmou que a decisão sobre a solicitação pode ter "consequências imprevisíveis para a estabilidade nacional".

Caberá a Aras opinar se há indício de cometimento de crime ou não. Em caso positivo, ele pedirá abertura de inquérito para investigar o assunto. Caso contrário, pedirá o arquivamento das petições.

Os pedidos foram feitos pelos deputados petistas Rogério Correia (MG), Célio Moura (TO) e Margarida Salomão, além da deputada Natália Bonavides (PT-RN) e do PTB.

Na semana passada, Celso de Mello encaminhou à Procuradoria-Geral da República (PGR) pedido de parecer sobre a apreensão do aparelho telefônico do presidente. Nesta quinta-feira, Aras respondeu ao STF que a medida não seria necessária.

Acompanhe tudo sobre:Celso de MelloGeneral Augusto HelenoImpeachmentPGR - Procuradoria-Geral da RepúblicaSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Mais da metade da população indígena no Brasil vive em áreas urbanas, aponta Censo 2022

Após exames, médicos liberam Lula para voltar a Brasília

Câmara retoma votação do pacote fiscal desidratado nesta quinta; veja o que está em jogo

Senado aprova obrigatoriedade de exame toxicológico para 1ª carteira de motorista