Brasil

Carros elétricos vão ficar fora do rodízio em SP

A medida pode incentivar a compra desse tipo de veículo

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de maio de 2014 às 10h57.

São Paulo - Eles ainda são poucos, mas um incentivo publicado nesta quarta-feira, 28, pelo prefeito Fernando Haddad (PT), e anunciado durante o evento realizado na Fecomércio, pode fazer a quantidade de carros elétricos e híbridos crescer em São Paulo.

Lei promulgada por Haddad prevê que os donos desses automóveis receberão de volta a quota do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) concernente ao governo municipal - essa alíquota é cobrada pelo Estado. O benefício só deve valer para veículos que custem até R$ 150 mil.

Além disso, esses carros elétricos poderão ser desobrigados de respeitar o rodízio municipal, em vigor desde 1997. O projeto é de autoria do vereador Antonio Donato (PT).

A quantidade de carros elétricos no Brasil ainda é pequena. De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), em todo o ano passado, foram licenciados no País 491 veículos elétricos (incluindo os híbridos).

Os chamados "flex fuel", que podem rodar com gasolina e álcool, somaram 3,169 milhões de unidades. Os movidos a gasolina foram 189 mil.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:Políticos brasileirosPolítica no BrasilCarrosAutoindústriaVeículosmobilidade-urbanaCarros elétricosFernando HaddadPrefeitosRodízio de veículos

Mais de Brasil

STF cria comissão dos Três Poderes para discutir regra de transição contra penduricalhos

PF afasta Eduardo Bolsonaro do cargo de escrivão por faltas injustificadas

Mendonça autorizou quebras de sigilos de filho de Lula antes da CPMI do INSS

Tarcísio diz que não abrirá mão da nova sede por causa de desapropriações