Brasil

Caos no Rio; Eike: 52 mi de fiança…

Nova denúncia contra Dirceu O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu foi denunciado, nesta terça-feira, pela terceira vez pela força-tarefa da Operação Lava-Jato, agora por 33 crimes de lavagem de dinheiro para permitir o recebimento de subornos. Dirceu é acusado de ter recebido 2,4 milhões de reais em propinas da Engevix e da UTC, entre […]

EIKE BATISTA: o empresário Eike Batista deverá pagar uma fiança de 52 milhões de reais se quiser permanecer em prisão domiciliar / Fred Prouser / Reuters

EIKE BATISTA: o empresário Eike Batista deverá pagar uma fiança de 52 milhões de reais se quiser permanecer em prisão domiciliar / Fred Prouser / Reuters

DR

Da Redação

Publicado em 2 de maio de 2017 às 18h53.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h19.

Nova denúncia contra Dirceu

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu foi denunciado, nesta terça-feira, pela terceira vez pela força-tarefa da Operação Lava-Jato, agora por 33 crimes de lavagem de dinheiro para permitir o recebimento de subornos. Dirceu é acusado de ter recebido 2,4 milhões de reais em propinas da Engevix e da UTC, entre abril de 2011 e outubro de 2014, por influência em obras da Petrobras. Na mesma denúncia está presente o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto. A denúncia não tem relação com a decisão do Supremo Tribunal Federal de soltar José Dirceu (veja nota em Brasil).

Retaliação de Temer

O presidente Michel Temer iniciou as punições a parlamentares da base aliada que traíram o governo na votação da reforma trabalhista. Indicados dos deputados federais Deley (PTB-RJ), Ronaldo Fonseca (Pros-DF) e Expedito Neto (PSD-RO) foram afastados dos cargos que ocupavam no serviço público depois de os parlamentares votarem contra o texto. Os três foram exonerados na edição desta terça-feira do Diário Oficial da União. Outros cargos de menor escalão foram modificados em procedimentos internos. Foram cerca de 30 demissões. A perda de cargos serve de aviso aos deputados da base antes da votação da reforma da Previdência, cujo relatório será apreciado em comissão especial nesta semana.

Aécio interrogado

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) foi interrogado nesta terça-feira pela Polícia Federal em Brasília em inquérito que apura irregularidades em Furnas, estatal do setor elétrico. Trata-se do mesmo interrogatório suspenso na semana passada pelo ministro Gilmar Mendes, que atendeu a pedido da defesa que pedia acesso aos depoimentos de acusação. Suspeito de receber propina do ex-diretor de Furnas Dimas Toledo em um esquema de desvio de recursos na empresa, Aécio foi ouvido durante 1 hora e “refutou” todas as acusações, segundo seu advogado Alberto Zacharias Toron.

A fiança de Eike

O empresário Eike Batista deverá pagar uma fiança de 52 milhões de reais se quiser permanecer em prisão domiciliar. Se a dívida não for quitada em cinco dias, segundo decisão do juiz federal Marcelo Bretas, da 7a Vara Criminal do Rio, Eike voltará para a cadeia em Bangu 9. O outrora bilionário está preso preventivamente desde janeiro em decorrência de um mandado da Operação Eficiência, desdobramento da Calicute, que investiga o esquema de corrupção comandado pelo ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (PMDB). Ele foi agraciado com prisão domiciliar no último domingo. A defesa diz que Eike não tem como pagar fiança e vai recorrer da decisão.

Caos no Rio

Em uma ação coordenada de criminosos do Rio de Janeiro, oito ônibus e dois caminhões foram incendiados em vias de acesso à capital fluminense nesta terça-feira. A Polícia Militar informou que criminosos teriam ateado fogo aos veículos em represália a um intenso confronto entre facções criminosas rivais na Cidade Alta, em Cordovil. As ações geraram batidas policiais também nas favelas de Parque das Missões, Nova Holanda e Kelson’s, em Olaria. Quase 40 pessoas foram presas e 32 fuzis apreendidos, segundo as autoridades.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Brasil

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso

Chuvas fortes no Nordeste, ventos no Sul e calor em SP: veja a previsão do tempo para a semana

Moraes deve encaminhar esta semana o relatório sobre tentativa de golpe à PGR