Brasil

Câmara aprova criação do Vale Cultura

O vale cultura de R$ 50 por mês é destinado ao trabalhador com salário de até cinco mínimos


	Câmara dos deputados: a proposta permite que empregados acima dessa faixa salarial também possam ser beneficiados
 (José Cruz/Agência Brasil)

Câmara dos deputados: a proposta permite que empregados acima dessa faixa salarial também possam ser beneficiados (José Cruz/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de novembro de 2012 às 20h35.

Brasília - O plenário da Câmara aprovou o projeto que cria o Vale Cultura, excluindo o benefício para os aposentados. O vale cultura de R$ 50 por mês é destinado ao trabalhador com salário de até cinco mínimos. A proposta permite que empregados acima dessa faixa salarial também possam ser beneficiados, mas apenas após todos os trabalhadores da faixa salarial mais baixa tiverem garantido o recebimento do vale cultura.

O trabalhador na faixa de até cinco salários mínimos poderá ter descontados de sua remuneração até 10% do valor do vale cultura. Os trabalhadores que recebem acima de cinco mínimos poderão ter descontados porcentuais entre 20% e 90% do valor do vale cultura de acordo com a faixa salarial.

Alterado pelos deputados, o projeto terá de voltar ao Senado para nova análise. O vale cultura está em discussão desde 2009 no Congresso e a inclusão dos aposentados entre os beneficiados, durante as votações, provocou impasse com o governo, que não concordava com essa extensão.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilCâmara dos DeputadosMinistério da CulturaCongresso

Mais de Brasil

Lula vai tirar lesão de pele na cabeça em hospital em SP

Governo quer usar receita com alta do petróleo para reduzir tributos sobre combustíveis

Câmara aprova multa para quem jogar lixo na rua

Alerj aciona STF para que presidente da Casa assuma governo interino do Rio