Bruno Covas é diagnosticado com câncer e passará por quimioterapia

O prefeito de São Paulo, que pleiteia reeleição em 2020, deve seguir no cargo durante o tratamento

São Paulo — O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), 39 anos, foi diagnosticado nesta segunda-feira (28) com câncer na cárdia, que é a transição entre estômago e esôfago. Segundo o hospital Sírio-Libanês, ele será submetido a tratamento com quimioterapia.

O tumor sofreu metástase (se espalhou) para o fígado e para linfonodos da região abdominal. Em entrevista coletiva no Hospital Sírio-Libanês, a equipe médica coordenada por David Uip informou que, apesar da metástase, o tumor foi descoberto precocemente e o fato de o prefeito ser jovem e saudável aumentam as chances de cura.

O prefeito, que pleiteia se candidatar para as eleições municipais de 2020, não vai se licenciar do cargo, segundo informou sua equipe de imprensa.

Como todos os processos hoje são eletrônicos, Covas vai despachar do hospital, mas sem um esquema especial de visitas. "Nosso conselho é que ele não se desgaste, politicamente recebendo todos", disse o médico Raul Curiar durante entrevista coletiva.

Covas foi internado na última quarta-feira (23), quando foi tratar um quadro de erisipela, doença infecciosa da pele, que atinge geralmente os membros inferiores do corpo. 

Durante os exames complementares, o prefeito foi diagnosticado, com trombose venosa das veias fibulares. Exames subsequentes constataram tromboembolismo pulmonar e um tumor no trato digestivo, que agora foi confirmado como sendo maligno.

Covas está sendo tratado por David Uip, que foi secretário estadual de Saúde durante a gestão do ex-governador tucano Geraldo Alckmin, além das equipes médicas de Roberto Kalil Filho, Tulio Eduardo Flesch Pfiffer, Artur Katz e Raul Cutait.

Na manhã desta segunda (28), o prefeito disse estar confiante que vai vencer os desafios relacionados à sua saúde. “Não tenho dúvidas que vou vencer esse desafio. Quero agradecer as centenas de mensagens que tenho recebido de inúmeras pessoas. Ajuda muito a enfrentar a tempestade”, escreveu no Instagram.

(Com Estadão Conteúdo)

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.