Brasil

Brasil cai 41 posições em ranking de liberdade de imprensa

A maior queda de um país latino-americano, no entanto, foi a da Chile, que parou na 82ª colocação ao perder 47 postos

Com a grande perda de posições, o Brasil chegou à 99ª posição (Getty Images)

Com a grande perda de posições, o Brasil chegou à 99ª posição (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de outubro de 2012 às 07h48.

  1. iParis - O Brasil perdeu 41 postos na classificação anual da organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) sobre liberdade de imprensa, documento que foi publicado nesta terça-feira.

A maior queda de um país latino-americano, no entanto, foi a da Chile, que parou na 82ª colocação ao perder 47 postos. Por outro lado, Cuba e México continuaram ocupando as piores posições do continente, respectivamente em 167º e 149º entre as 179 nações analisadas.

Com a grande perda de posições, o Brasil chegou à 99ª posição, essencialmente por causa da violência que a imprensa sofre na região nordeste e na zona fronteiriça com o Paraguai.

O país também é prejudicado pela corrupção local, a atividade do crime organizado e os atentados contra o meio ambiente, todos eles perigosos para os jornalistas.

RSF lembrou que três jornalistas morreram no Brasil em 2011 e, embora tenha reconhecido avanços na luta contra a impunidade, detectou também substanciais diferenças em função das regiões com grandes pressões dos poderes locais.

No caso do Chile, a RSF indicou que a revolta estudantil evidenciou os ataques físicos ou através da internet e os atentados contra redações, que se somaram à violência que sofreram alguns repórteres. EFE

Acompanhe tudo sobre:LegislaçãoLiberdade de imprensaPolítica

Mais de Brasil

Ministro da Defesa busca recursos para Forças Armadas, enquanto governo discute bloqueio de gastos

Governo cria sistema de emissão de carteira nacional da pessoa com TEA

Governo de SP usará drones para estimar número de morte de peixes após contaminação de rios

Mais na Exame