Brasil

Brasil pede que Venezuela esclareça incidente com senadores

Governo brasileiro ainda avaliará as respostas para definir os próximos passos, mas optou por usar dois caminhos para pedir esclarecimentos

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de junho de 2015 às 17h10.

Brasília - O chanceler Mauro Vieira ligou hoje (19) pela manhã à ministra das Relações Exteriores venezuelana, Delcy Rodríguez.

De acordo com um porta-voz do Itamaraty, Vieira pediu esclarecimentos sobre o incidente com senadores brasileiros no país vizinho, impedidos, ontem (18), de visitar líderes políticos da oposição venezuelana.

Também hoje pela manhã, a embaixadora da Venezuela no Brasil, María Lourdes Urbaneja, compareceu ao Itamaraty para audiência com o secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, Sérgio Danese.

Ela comprometeu-se a consultar o governo venezuelano para reforçar o pedido do governo brasileiro.

De acordo com o porta-voz, o governo brasileiro ainda avaliará as respostas para definir os próximos passos, mas optou por usar dois caminhos para pedir esclarecimentos.

“O chanceler Mauro Vieira pediu esclarecimentos à chanceler venezuelana. O secretário-geral do Itaramary chamou a embaixadora da Venezuela para o mesmo fim, e o governo avaliará as informações prestadas”, declarou o diplomata.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilAmérica LatinaVenezuelaSenadoDiplomaciaGoverno

Mais de Brasil

O que abre e o que fecha na Páscoa? Veja os serviços que funcionam no feriado

Lula exonera Camilo Santana do MEC e nomeia Leonardo Barchini como novo ministro

Governo lança novo mapa do metrô de SP com a linha 17-ouro; veja

Lula vai anular leilão da Petrobras e diz que gás de cozinha não vai subir