Brasil

Brasil não abaixou a cabeça quando Trump sobretaxou e ‘ofendeu’, diz Lula: ‘A gente tem caráter’

Declaração ocorre em meio a sinais de reaproximação diplomática e preparação de encontro presencial com Trump na Malásia

Lula: presidente fala sobre relação com Trump  (Getty Images)

Lula: presidente fala sobre relação com Trump (Getty Images)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 20 de outubro de 2025 às 19h17.

Última atualização em 20 de outubro de 2025 às 19h31.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira, 20, que o Brasil soube defender sua soberania e “não abaixou a cabeça” durante o período de maior tensão comercial com os Estados Unidos, sob o governo de Donald Trump.

A declaração foi feita durante o lançamento do programa Reforma Casa Brasil, quando Lula ressaltou a importância de uma política econômica autônoma para o país e relembrou o embate com o ex-presidente americano.

"Todo mundo sabe que quando o presidente Trump sobretaxou o Brasil e ofendeu o Brasil, a gente não abaixou a cabeça", disse Lula. "Porque, embora a gente não seja tão grande como eles, a gente tem caráter que muitas vezes eles não sabem que a gente tem. É isso o que faz um país virar nação, é isso o que significa soberania nacional", enfatizou.

O comentário faz referência à crise diplomática desencadeada quando a administração Trump impôs sobretaxas a produtos brasileiros. Agora, o episódio é relembrado em meio a sinais de reaproximação diplomática. No começo deste mês Lula e Trump conversaram por telefone, em uma tentativa de restabelecer o diálogo e normalizar as relações comerciais entre os dois países.

Próxima conversa

Uma conversa presencial pode acontecer ainda neste mês com a cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), na Malásia. O encontro entre os presidentes do Brasil e dos Estados Unidos está sendo preparado pelas chancelarias dos dois países.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaDonald TrumpTarifas

Mais de Brasil

STF valida aumento de pena por crimes contra a honra de agentes públicos

Como funciona a correção da redação do Enem? Debates nas redes acendem alerta para mudança de regras

Kassab filia seis dos oito deputados estaduais do PSDB em São Paulo

Deputado apresenta projeto para proibir redes sociais a menores de 16 anos