Brasil

Brasil lança nova fase de operação de repatriação de brasileiros em Gaza

Aeronave KC-30, da Força Aérea, decolou da Base Aérea do Galeão nesta quinta-feira, com destino ao Cairo

Israel-Hamas: O Palácio do Planalto afirmou que a aeronave será utilizada para repatriar um novo grupo de brasileiros e familiares (Força Aérea Brasileira/Reprodução)

Israel-Hamas: O Palácio do Planalto afirmou que a aeronave será utilizada para repatriar um novo grupo de brasileiros e familiares (Força Aérea Brasileira/Reprodução)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 21 de dezembro de 2023 às 10h32.

O Governo Federal e a Força Aérea Brasileira anunciaram mais uma fase da Operação Voltando em Paz, de repatriação de brasileiros afetados pelo conflito entre Israel e Hamas. De acordo com as autoridades, ma aeronave KC-30, da FAB, decolou da Base Aérea do Galeão às 8h20 desta quinta-feira, com destino ao Cairo.

O Palácio do Planalto afirmou que a aeronave será utilizada para repatriar um novo grupo de brasileiros e familiares autorizado a cruzar a fronteira de Rafah, entre Gaza e o Egito.

A quantidade exata de repatriados no voo não foi divulgada até o momento, informando apenas que "a operação em Gaza exigiu articulação da representação brasileira em Ramala (Palestina), que organiza nomes, auxilia na emissão de documentos e providencia o traslado e trâmites na fronteira. A embaixada também atua na aprovação dos nomes com autoridades de Israel, do Egito e dos palestinos".

O voo direto para a capital do Egito tem previsão de duração de 14 horas. Além da repatriação, a operação também visa entregar um carregamento de ajuda humanitária para o enclave palestino, com purificadores de água e kits voltaicos.

O retorno do voo ao Brasil está previsto para sábado, às 08h, na Base Aérea de Brasília.

Acompanhe tudo sobre:Faixa de GazaIsraelHamasGuerras

Mais de Brasil

Projeto que cria uma poupança com monetização de dados pessoais avança na Câmara; entenda

Conta de luz terá taxa extra em julho

Miguel Gutierrez, ex-CEO da Americanas, é solto em Madrid, mas não pode retornar ao Brasil

Estado de SP começa a emitir nova Carteira de Identidade Nacional a partir de 1º de julho

Mais na Exame