Acompanhe:

Brasil é um dos países menos preparados para a chegada de uma vacina

Levantamento da consultoria alemã Statista mostra que Canadá, Reino Unido e Austrália ocupam a liderança no volume de doses solicitadas até agora

Modo escuro

Continua após a publicidade
Consultoria mostra que país tem um dos menores volumes de doses per capita solicitadas até o momento (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Consultoria mostra que país tem um dos menores volumes de doses per capita solicitadas até o momento (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

K
Karina Souza

Publicado em 2 de dezembro de 2020 às, 08h10.

O governo brasileiro anunciou nesta terça-feira (1) quais são os planos para a vacinação contra a covid-19. Apesar de provisório, o plano mostra quatro etapas a serem seguidas no país, começando por pessoas mais velhas. Independentemente da ordem a ser seguida, um levantamento realizado pela consultoria alemã Statista mostra que o país é um dos que tem menos doses disponíveis para a população.

 O ranking considera dados da Universidade Duke, ONU e da consultoria Eurostat e elenca doze países ao todo. De acordo com as informações, o país que está mais preparado para a chegada da vacina – em número de doses per capita – é o Canadá, com cerca de 9,5 doses por pessoa. O Brasil, por outro lado, está em 9º lugar, atrás apenas de Indonésia, México e Suíça.

Mesmo nesse cenário, o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros, afirmou que “o ideal” seria contar com uma vacina contra a covid-19 que possa ser ministrada em dose única e transportada em temperaturas entre 2 e 8 graus Celsius. A afirmação abre margem para questionar o interesse do governo brasileiro na vacina da Pfizer, que precisa ser armazenada a -70 graus celsius.

Ainda de acordo com Medeiros, a imunização deve começar somente depois que a vacina atingir uma série de critérios, como segurança, capacidade de criar memória imunológica, uso seguro e preferencialmente ser em dose única. O plano nacional de imunização deve ter sua versão final somente após o registro da Anvisa de uma das candidatas à vacinação nacional.

Atualmente, o Brasil testa duas vacinas em território nacional: a Coronavacdesenvolvida pelo Instituto Butantã em parceria com o laboratório chinês Sinovac - já aplicada em mais de 10 mil voluntários - e a vacina da AstraZeneca, que terá as doses brasileiras produzidas pela Fiocruz. Há poucos meses, a Coronavac teve seus testes pausados no país, em decorrência da falta de comunicação entre a Anvisa e o laboratório brasileiro responsável pelos testes. Ao mesmo tempo, a Fiocruz declarou recentemente que a vacinação deve começar no país no fim de março de 2021.

Últimas Notícias

Ver mais
Negociações na OMS sobre acordo para futuras pandemias ainda enfrentam obstáculos
Mundo

Negociações na OMS sobre acordo para futuras pandemias ainda enfrentam obstáculos

Há 3 dias

Moraes dá 15 dias para PGR avaliar denúncia contra Bolsonaro por fraude nos cartões de vacina
Brasil

Moraes dá 15 dias para PGR avaliar denúncia contra Bolsonaro por fraude nos cartões de vacina

Há uma semana

Apenas 11% das crianças completaram o esquema vacinal contra covid-19, alerta Fiocruz
Brasil

Apenas 11% das crianças completaram o esquema vacinal contra covid-19, alerta Fiocruz

Há 2 semanas

Ministério da Saúde faz nova avaliação das sequelas da covid-19 na população brasileira
Brasil

Ministério da Saúde faz nova avaliação das sequelas da covid-19 na população brasileira

Há 2 semanas

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais