Brasil

BC prevê expansão de 22% no crédito em 2010

Estimativa do Banco central aumentou para 22% o crescimento do crédito

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h47.

Brasília - O chefe adjunto do Departamento Econômico do Banco Central (BC), Túlio Maciel, informou hoje que a autoridade monetária elevou de 20% para 22% a estimativa de crescimento do estoque de crédito na economia brasileira em 2010. A revisão se deve ao comportamento favorável do crédito ao longo do ano, o que reflete, segundo ele, o desempenho da economia real e a percepção positiva dos empresários e das famílias sobre a economia.

Apesar de prever um crescimento maior do crédito, o BC segue trabalhando com a estimativa de que o estoque de financiamentos encerrará este ano representando 48% do Produto Interno Bruto (PIB), em função dos ajustes dos números do crescimento econômico nacional. Maciel também informou que a taxa de juros do crédito para pessoa física, de 39,9% ao ano, foi a mais baixa da série histórica do BC, iniciada em 1994. Segundo ele, este movimento reflete a trajetória de expansão do crédito em um ambiente macroeconômico favorável e com inadimplência em queda.

Leia mais sobre crédito

Siga as últimas notícias de Economia no Twitter

 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilMercado financeiroDesenvolvimento econômicoCrescimento econômicoBanco CentralCrédito

Mais de Brasil

Para Lula, Brasil saiu vencedor do tarifaço de Trump

Lula estabelece cota para exibição de filmes nacionais nos cinemas em 2026

Governo estuda tarifa zero no transporte público, diz ministro das Cidades

Bolsonaro é considerado apto e fará cirurgia de hérnia 9h na quinta