Brasil

BC está atento a desequilíbrios, diz Meirelles

Dólar já acumula queda de 2,8% ante o real no mês de setembro

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles (Wikimedia Commons)

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de setembro de 2010 às 12h47.

Londres - O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou nesta quarta-feira que a autoridade monetária está sempre alerta a "sinais de desequilíbrios" na economia, mas evitou comentar diretamente a recente valorização do real.

"Nós estamos sempre procurando sinais de desequilíbrios, bolhas e etc, e sempre estamos alertas para que não haja desequilíbrios na economia", afirmou Meirelles a jornalistas quando questionado sobre eventuais preocupações com a alta do real.

O dólar acumula queda de 2,8 ante o real em setembro e a expectativa é de que a moeda norte-americana tenha baixas adicionais com a entrada de recursos estrangeiros, por conta da capitalização da Petrobras. Essa tendência tem alimentado a expectativa de que o BC volte a comprar dólares no mercado futuro por meio da operação conhecida como swap reverso.

"Nós não nos pronunciamos sobre ações futuras, ou (fazemos) comentários que possam levar a conclusões sobre ações futuras", disse Meirelles quando perguntado se há desequilíbrios no câmbio.

Leia mais notícias sobre o Banco Central

Siga as notícias do site EXAME sobre Economia no Twitter

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesMercado financeiroBanco CentralHenrique MeirellesExecutivos brasileirosReal

Mais de Brasil

“Rio atmosférico” pode provocar até 200 mm de chuva no RS nesta semana

Governo do Rio envia ao STF plano para retomar controle de áreas dominadas pelo crime

Moraes concede prisão domiciliar para general Augusto Heleno

Justiça condena Washington Reis por fraude imobiliária em Duque de Caxias