BC está atento a desequilíbrios, diz Meirelles

Dólar já acumula queda de 2,8% ante o real no mês de setembro

Londres - O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou nesta quarta-feira que a autoridade monetária está sempre alerta a "sinais de desequilíbrios" na economia, mas evitou comentar diretamente a recente valorização do real.

"Nós estamos sempre procurando sinais de desequilíbrios, bolhas e etc, e sempre estamos alertas para que não haja desequilíbrios na economia", afirmou Meirelles a jornalistas quando questionado sobre eventuais preocupações com a alta do real.

O dólar acumula queda de 2,8 ante o real em setembro e a expectativa é de que a moeda norte-americana tenha baixas adicionais com a entrada de recursos estrangeiros, por conta da capitalização da Petrobras. Essa tendência tem alimentado a expectativa de que o BC volte a comprar dólares no mercado futuro por meio da operação conhecida como swap reverso.

"Nós não nos pronunciamos sobre ações futuras, ou (fazemos) comentários que possam levar a conclusões sobre ações futuras", disse Meirelles quando perguntado se há desequilíbrios no câmbio.

Leia mais notícias sobre o Banco Central

Siga as notícias do site EXAME sobre Economia no Twitter

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.