Barroso autoriza acesso da PF a provas da CPI da Covid
Comissão encerrou trabalhos em 2021 e pediu 80 indiciamentos
Agência de notícias
Publicado em 5 de maio de 2023 às 06h31.
O ministro Luís Roberto Barros o, do Supremo Tribunal Federal ( STF ), autorizou nesta quinta-feira, 4, a Polícia Federal (PF) a ter acesso integral às provas produzidas pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 do Senado. A comissão encerrou os trabalhos em outubro de 2021.
De acordo com o ministro, o acesso poderá auxiliar as investigações sobre eventuais responsabilidades em mortes ou prática de corrupção durante a pandemia. “O acesso integral trará elementos para contextualizar os fatos e conclusões da autoridade policial e irá possibilitar o efetivo exercício da ampla defesa por parte dos investigados”, decidiu o ministro.
- General Amaro é nomeado ministro do GSI e Cappelli volta ao cargo de secretário-executivo
- Zelensky pede criação de tribunal especial para "crime" de agressão russa
- Moraes mandou apreender passaporte e armas de Bolsonaro
- China faz exercício de voo próximo a Taiwan e repudia ação americana no Estreito de Taiwan
- Rússia: acordo nuclear entre EUA e Coreia do Sul trará consequências para estabilidade global
- Que horas começa Citadel? Veja como assistir a nova série do Prime Video
O relatório final da CPI foi encerrado com 1.299 páginas e sugeriu o indiciamento de 80 pessoas. Entre elas, do ex-presidente Jair Bolsonaro por nove crimes que vão desde delitos comuns, previstos no Código Penal; a crimes de responsabilidade, conforme a Lei de Impeachment. Há também citação de crimes contra a humanidade, de acordo com o Estatuto de Roma, do Tribunal Penal Internacional (TPI), em Haia.