Brasil

Barbosa mantém decisão que suspendeu venda de 212 planos

Barbosa negou pedido de liminar feito pela Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), entidade que representa as empresas


	Joaquim Barbosa: Barbosa entendeu que decisão do STJ deve ser mantida devido ao grande número de reclamações contra os planos de saúde
 (REUTERS/Ueslei Marcelino)

Joaquim Barbosa: Barbosa entendeu que decisão do STJ deve ser mantida devido ao grande número de reclamações contra os planos de saúde (REUTERS/Ueslei Marcelino)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de dezembro de 2013 às 20h10.

Brasília – O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, decidiu manter a decisão da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que determinou a suspensão, por três meses, da venda de 212 planos de saúde. Barbosa negou pedido de liminar feito pela Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), entidade que representa as empresas.

A decisão de Barbosa mantém o entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que suspendeu liminares concedidas pela Justiça Federal a favor das operadoras e decidiu pela manutenção do sistema da ANS usado para avaliar os planos de saúde, baseado em reclamações de consumidores.

Barbosa entendeu que a decisão do STJ deve ser mantida devido ao grande número de reclamações contra os planos de saúde. Segundo o ministro, pelo menos 79% dos consumidores tiveram problema com as operadoras de plano nos últimos dois anos, em São Paulo.

“Diante dessa situação, a cautela recomenda a manutenção do ato da agência interessada, ao menos nesse momento de exame inicial”, disse Barbosa.

Acompanhe tudo sobre:Supremo Tribunal Federal (STF)Joaquim BarbosaSaúde no BrasilPlanos de saúdeANS

Mais de Brasil

Lula receberá presidente da Comissão Europeia e do Conselho Europeu na 6ª

Ilhabela começa a cobrar taxa de preservação ambiental para turistas

Defesa Civil emite alerta de tempestades e vendavais em SP

Zona Azul: tarifa sobe para R$ 6,95 em São Paulo