Brasil

Audiência pública discutirá exploração de petróleo na Foz do Amazonas

FUP reforça importância do debate técnico e participação da sociedade, enquanto ministro e presidente da Petrobras se reúnem em Brasília

Nesta terça-feira, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, participam em Brasília de reunião sobre a exploração de petróleo e gás natural na bacia da Foz do Amazonas (AFP/AFP)

Nesta terça-feira, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, participam em Brasília de reunião sobre a exploração de petróleo e gás natural na bacia da Foz do Amazonas (AFP/AFP)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 23 de maio de 2023 às 16h42.

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) disse em nota nesta terça-feira, 23, que o processo decisório de licenciar ou não a exploração de petróleo na bacia da Foz do Amazonas deve evitar a politização e seguir critérios técnicos, levando em conta o que demanda a legislação brasileira.

Na semana passada, o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, seguiu um parecer de dez técnicos do órgão e negou a licença de exploração pedida pela estatal, após oito pedidos de estudos adicionais. O processo foi iniciado no governo anterior.

"O processo decisório de licenciar ou não a exploração de petróleo na Foz do Amazonas requer um processo institucional robusto de diálogo, participação, transparência e coordenação política", diz a FUP.

Exploração de gás e petróleo na Amazônia

A entidade informa que participará, no próximo dia 31 de maio, de audiência pública da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, da Câmara dos Deputados, que debaterá sobre a intenção da Petrobras de explorar petróleo e gás na bacia da Foz do Amazonas. "A FUP defende a ampliação e aprofundamento de estudos e dos debates em torno do assunto, com a participação da sociedade brasileira", afirma.

Nesta terça-feira, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, participam em Brasília de reunião sobre a exploração de petróleo e gás natural na bacia da Foz do Amazonas. Também participam do encontro os ministros Rui Costa, da Casa Civil, Marina Silva, do Meio Ambiente, e o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho.

Acompanhe tudo sobre:PetróleoIbamaPetrobrasAmazônia

Mais de Brasil

Governo de SP discute ações preventivas para chuvas no litoral no Ano Novo

Carlos Bolsonaro diz que médicos avaliam necessidade de novos procedimentos

Defesa de Bolsonaro pede a Moraes autorização para visita de cunhados e enteada

Bolsonaro está acordado e no quarto, dizem médicos