Redação Exame
Publicado em 6 de outubro de 2024 às 14h09.
Neste domingo, 6, 155 milhões de eleitores vão votar no primeiro turno das eleições de 2024. A EXAME acompanha tudo em tempo real para ajudar o eleitor a tomar a melhor decisão.
Pela primeira vez, uma eleição municipal será realizada em horário único em todo o país: das 8h às 17h, segundo o horário de Brasília (DF).
A unificação já foi adotada nas Eleições de 2022, sendo mantida para o pleito deste ano. O 1º turno das Eleições Municipais de 2024 ocorre em 5.569 cidades do país.
A votação começa às 8h e o eleitor precisa votar até às 17h. O fuso adotado para o horário unificado é o de Brasília. Isso significa que regiões em outros fusos vão começar e encerrar a votação em horas diferentes da maior parte do Brasil, mas simultaneamente.
Assim, em locais que têm fusos diferentes do da capital federal, como Acre, Rondônia, Roraima, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e parte do Amazonas, será necessário ajustar os relógios para seguir o horário unificado. No caso de Mato Grosso, por exemplo, o horário da votação será das 7h às 16h. No Acre, será das 6h às 15h.
Veja como será o horário de votação em localidades com outros fusos:
Nas eleições de 2024 são escolhidos os cargos de prefeito e vereador. O segundo turno é somente para cargos de prefeito, caso nenhum candidato atinja 50% mais um dos votos válidos, ou em cidades com menos de 200 mil habitantes.
A EXAME faz a cobertura ao vivo das Eleições 2024. É possível acompanhar, a partir das 17h, o resultado das urnas nas disputas para prefeito em todas as capitais do Brasil.
Também é possível acompanhar a apuração pelo aplicativo de celular Resultados, disponíveis no Google Play ou na App Store, também será possível acompanhar os resultados para prefeito, vice-prefeito e vereador. A Justiça Eleitoral também criou uma página na internet especificamente para este fim.
É necessário levar apenas um documento de identificação oficial com foto. A apresentação do título eleitoral no dia do pleito não é obrigatória. São aceitos como documento a identidade, a carteira de motorista com foto, o certificado de reservista, a carteira de trabalho, o passaporte e a identidade funcional emitida por órgão de classe. Esses documentos podem ser usados ainda que a data de validade esteja vencida. As certidões de nascimento ou de casamento, no entanto, não valem como prova de identidade na hora de votar.