Brasil

Associação Comercial: 2010 foi o melhor ano da década para o varejo

Segundo a entidade, o comércio vai encerrar o ano com um crescimento de 10,3% nas vendas a prazo e 8,1% nas à vista

Empregos em alta e melhores salários garantiram o melhor ano da década ao comércio, segundo a ACSP (Lia Lubambo/ EXAME)

Empregos em alta e melhores salários garantiram o melhor ano da década ao comércio, segundo a ACSP (Lia Lubambo/ EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de dezembro de 2010 às 14h24.

São Paulo - O ano de 2010 foi o melhor da década para o comércio, de acordo com a Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Segundo o economista-chefe da entidade, Marcel Solimeo, o faturamento do setor deve encerrar o ano com uma alta de 10,3% nas vendas a prazo e 8,1% nas vendas à vista. Os resultados foram divulgados pela entidade nesta quinta-feira (16/12).

O bom desempenho reflete o ano de forte crescimento da economia brasileira. "Houve um aumento real da massa salarial, e também a expansão do crédito. É preciso lembrar ainda que a base de comparação é fraca, já que 2009 foi um ano complicado. Mesmo assim, 2010 foi excepcional", disse Solimeo.

Na comparação mensal, a primeira quinzena de dezembro apresentou uma alta de 32,3% nas vendas a prazo, em comparação com o mesmo período em novembro. Já as vendas à vista deram um salto expressivo de 42,4%. Boa parte deste crescimento se deve às vendas de Natal.

Perspectiva
Para o economista da ACSP, 2011 será um ano bom para o comércio. "Haverá crescimento, porque tanto os empregos quanto os salários continuarão em alta. Mas o avanço não será exuberante como neste ano, porque a própria economia brasileira vai pisar no freio, com juros mais altos e prazos menores, além de um aumento no endividamento do consumidor", afirmou.

Solimeo destaca que, uma vez que as estimativas para o crescimento do PIB em 2011 estão entre 4,5% e 5%, a ACSP espera que o varejo cresça entre 6,5% e 7%.

Análise: Acabou o crescimento chinês do comércio brasileiro

Acompanhe tudo sobre:ComércioVarejoDesenvolvimento econômicoCrescimento econômicoIndústriabens-de-consumo

Mais de Brasil

Moraes autoriza Braga Netto a fazer curso à distância para reduzir pena por tentativa de golpe

Flávio diz que Moraes quer ‘interferir nas eleições’ após ser impedido de visitar Jair Bolsonaro

MP do Frete deve ser votada após acordo com a oposição, diz Randolfe

Campanha de Flávio Bolsonaro diz que decisão de Moraes é 'ilegal' e 'autoritária'